Bate-papo seguro: Seguro para riscos cibernéticos

Para o bate-papo seguro dessa semana convidamos com exclusividade Cláudio Macedo Pinto, diretor presidente da Clamapi Corretora de Seguros e especialista em seguro cibernético

Por que o seguro cibernético é importante no Brasil? 

Praticamente todas as empresas, de todos os tamanhos, estão cada vez mais dependendo da tecnologia da informação e o Brasil é o terceiro no ranking dos país que mais sofrem ataques, são cerca de 200.000 tentativas de invasão por dia. E por mais que se invista em segurança de informação, é impossível garantir que nunca haverá uma invasão. E o seguro, é um complemento da política de segurança de informação que as empresas deveriam praticar.

Como as seguradoras têm visto essa modalidade de seguro?

O apetite das seguradoras para este tipo de risco está aumentando cada vez mais. Há pelo menos 06 seguradoras em fase de estudos para a aprovação do produto perante a SUSEP. Provavelmente serão pelo menos 10 seguradoras em 2018.

Essa modalidade terá grande fatia do mercado de seguros futuramente?

Sem dúvida, o volume de prêmio global está na casa de US$ 3 bilhões e a previsão é de chegar a US$ 20 bilhões em 2025. E o Brasil será um dos principais mercados, ou seja, ao contrário de outros seguros, que levaram vários anos para um amadurecimento no consumo, no caso de Cyber, isto ocorrerá em menos tempo, pois a tendência é que os ataques se intensifiquem, e consequentemente a contratação do seguro irá crescer exponencialmente.

Como foi iniciar esse tipo de seguro no Brasil quando ainda não era tão usual?

O começo é sempre difícil, e mesmo com as notícias diárias sobre ataques que estão ocorrendo, ainda há uma certa resistência das empresas, seja por questões culturais, seja por causa da atual situação da economia Brasileira. Ter uma despesa nova num momento de crise, não é fácil de ser aprovada. Mas a sinalização da maioria das empresas, é que irão provisionar a contração do seguro, quando da elaboração do orçamento de 2018.

O Brasil atualmente é o 3° país em ataque ataque cibernético e são 100.000 tentativas por dia.