Chubb atualiza tecnologia e lança serviço em sua ferramenta digital de acompanhamento de seguros globais

A Chubb aumentou os recursos de sua ferramenta que permite às empresas multinacionais o acompanhamento online dos riscos cobertos por seguro em diferentes países, a partir de um só computador pessoal. “A navegação ficou ainda mais fácil e, além disso, agregamos um importante serviço que descreve em detalhes o atendimento aos sinistros, cujo sistema varia de acordo com a necessidade de cada cliente”, diz Flávio Bauer, Vice-presidente para divisão de Global Account da América Latina. Segundo o executivo, o boletim de sinistros, tal como o novo serviço vem sendo chamado, define as pessoas que devem ser contatadas ao redor do mundo no instante do evento, além dos documentos necessários, prazos, meios de comunicação e vários outros itens estabelecidos previamente com cada cliente. “O conteúdo pode ser atualizado a qualquer instante na própria ferramenta. O objetivo final é obter o máximo em termos de qualidade e velocidade nas ações durante o atendimento aos sinistros”, descreve.

Flávio Bauer diz que esse instrumento da seguradora, denominado Chubb Worldview, vem sendo desenvolvido continuamente desde 2010 e chegou a ganhar prêmios internacionais da publicação Business Insurance e da agência de classificação AM Best nos anos de 2011 e 2012. Pela internet, a ferramenta pode ser facilmente acionada mediante login e senha a fim de permitir o controle de apólices emitidas nos 54 países onde a Chubb possui unidades, além de outros 120 em que a companhia conta com representantes. A tecnologia é oferecida tanto para o segurado quanto para as corretoras. “Normalmente, o segurado a aproveita para gerenciar riscos em tempo real em todo o mundo, além de acessar a qualquer momento os documentos de que necessita nas mais variadas ocasiões. O corretor, desta forma, ganha maior liberdade para prestar o seu serviço de consultor, consolidando cada vez mais a fidelidade de seu cliente”, conta.

“De uma forma geral, a Chubb Worldview permite que a seguradora, corretora e cliente sejam igualmente proativos, ao disponibilizar para cada um desses elos as tarefas e os prazos diante das mais diferentes situações, sobretudo nas ocasiões de sinistro”, diz Gustavo Miranda Pocai, responsável pela área de Clientes Corporativos da Chubb Brasil. Ele conta que, entre outros recursos, o instrumento também concede informações a respeito de diferentes mercados ao redor do mundo, desde os mais tradicionais, nas Américas e na Europa, aos mais complexos como China e Índia. “Essa facilidade tem sido bastante acionada, pois, no universo de seguros, grandes diferenças podem ser reveladas já nos países vizinhos. A cobertura de RC Empregador, por exemplo, bastante difundida no Brasil, não é comercializada na Argentina e esse é um dos muitos detalhes que podem ser verificados na ferramenta”, exemplifica Gustavo Pocai.

Conforme o executivo, todos os riscos cobertos no programa global da Chubb podem ser gerenciados por meio da ferramenta, desde os mais tradicionais – como patrimoniais, responsabilidade civil, riscos de engenharia e transportes – aos crescentes tais como responsabilidade civil de executivos (D&O) e riscos ambientais. De acordo com ele, essa tecnologia representa um dos principais diferenciais da Chubb para as empresas que atuam em diferentes países.

Multinacionais brasileiras

De acordo com estudos da Fundação Dom Cabral, as multinacionais brasileiras estão presentes em 99 países de todos os continentes. A maior concentração se encontra nos Estados Unidos e na Argentina. Conforme o último relatório da fundação sobre o tema, publicado em 2016, o índice médio de internacionalização dessas organizações cresceu de 21,8% em 2014 para 26,1% em 2015. A Fundação Dom Cabral é uma instituição brasileira de ensino superior sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública e especializada na formação de empresários e executivos.