Dekra aposta na conscientização do motorista para a redução de acidentes

Empresa global de inspeção veicular trabalha a fim de manter a segurança nas estradas

O trânsito brasileiro nunca matou tanto como nos últimos anos. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o quarto colocado no número de morte nas Américas, ficando atrás de Venezuela, Belize e República Dominicana.

Prefeituras de algumas cidades do Brasil tomaram a iniciativa de aderir ao Maio Amarelo. Esse movimento tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre como o trânsito é perigoso e mostrar a importância de manter o foco quando se está dirigindo.

A Dekra, empresa de inspeção veicular, industrial e pessoal para combater riscos de ocorrências de trânsito, de trabalho e de acidentes domésticos, respectivamente, registra mais de 26 milhões de vistorias de segurança todo ano na Europa.

Apesar de trabalhar forte na parte técnica das ferramentas, a Companhia perpetua em sua política o papel de alertar a população quanto aos riscos que o condutor pode passar caso esteja disperso no trânsito.

“Garantimos a segurança através de tecnologia em equipamento, normas e práticas. Mas o que deve

CEO da Dekra no Brasil, Mário Cássio
CEO da Dekra no Brasil, Mário Cássio

mudar é o comportamento do motorista. É fundamental que as pessoas tenham ciência do que pode ocorrer se o foco não for nas estradas”, é o que diz o presidente da Dekra no Brasil, Mário Cássio.

Com o objetivo de transformar o comportamento das pessoas, a Companhia criou o movimento Dekra de Segurança é Legal. A partir desse projeto, a empresa investe em ações focadas na mudança de atitudes que podem salvar vidas, compartilhando informações sobre os riscos de acidentes nas estradas, no trabalho e em casa. São oferecidas palestras educativas, distribuição de cartilhas de segurança e treinamentos de direção defensiva.

Em território brasileiro, a Dekra atua desde 1986, atendendo 4.800 municípios e revisando em média 2,8 milhões de veículos por ano. São atualmente 400 postos e mais de 1.600 profissionais em vistoria.

Através do aplicativo da Companhia, os usuários têm acesso à situação de manutenção de um veículo, possibilitando comparar com outros. Atualmente são 70 mil usuários cadastrados. O tempo médio de vistoria de um carro chegou a menos de 24 horas neste ano. Isso, segundo Cássio é “uma grande vitória, pois atingimos a meta!”, exclama.

Riscômetro

O lançamento do Riscômetro foi uma das grandes novidades da Companhia este ano. O aparelho apresenta um panorama em tempo real dos prejuízos evitados pelas inspeções e serviços da Dekra. Com 7.800 vistorias diárias no Brasil, o sistema indica o cálculo dos volumes das restrições e fraudes detectadas nas milhares de vistorias e consultorias pelo país.

Painel do Riscômetro instalado na Dekra de Atibaia
Painel do Riscômetro instalado na Dekra de Atibaia

O painel do Riscômetro está presente nos diversos estabelecimentos da Dekra no Brasil e também fica à disposição e em tempo real no site da empresa: http://dekra.com.br/

De acordo com o CEO, o grande objetivo é tornar-se o parceiro global no mundo dos seguros. Seguradoras como Allianz Seguros e Tokio Marine já têm contrato firmado com a Dekra. “Estamos apresentando todo o processo da Companhia às seguradoras”, revela o executivo.

Redação