Preço do seguro para carros compactos varia mais de 100%

No segmento de carros compactos – preferidos dos mais jovens e solteiros -, o “peso” da idade e do gênero é significativo no momento de contratar uma apólice de seguro. É o que indica pesquisa feita pela Bidu Corretora de Seguro, que avaliou o custo do seguro de dez modelos compactos de entrada para perfis de 18 a 50 anos. A apólice, em geral, sai bem mais cara para os jovens do sexo masculino.

Em alguns casos, como no Chevrolet Onix, um jovem motorista, de 18 anos chega a pagar 109% a mais pelo seguro, ou mais que o dobro da apólice contratado por um homem de 50 anos. Se a comparação for feita entre duas mulheres, de 18 e 50 anos, a diferença cai para 62%.

Já para contratar o seguro para um Hyundai HB20, um rapaz de 18 anos terá que desembolsar 98,3% a mais que um segurado de 50 anos. Entre as mulheres, essa variação é de 67,5%.

As variações também são expressivas para os donos do modelo Volkswagen Up!, atingindo 114% entre os homens e 73,8% entre as mulheres, com idades de 18 e 50 anos, respectivamente.

O Fiat Mobi é o carro mais barato da lista e apresenta também o seguro mais em conta. Por outro lado, o Jeep Compass é o veículo mais caro e conta com o preço do seguro mais alto em comparação com os demais modelos.

Fonte: CQCS