Seguradoras aderem cada vez mais ao serviço de soluções do SAS

Tecnologia auxilia companhias a combater fraudes com utilização de estratégias analíticas

Além de encarar o monstro da crise econômica, empresas de seguro deparam-se corriqueiramente com ações fraudulentas de alguns clientes mal intencionados, impactando assim, até que se prove o contrário, diretamente nas finanças da seguradora.

Algumas empresas do setor estão se mexendo para combater esses tipos de danos, contratando a solução de prevenção à fraude do Software & Solutions Analytcs (SAS). Atualmente, nos mercados de seguro e saúde, são sete clientes usando a solução. A HDI Seguros, por exemplo, utiliza o sistema para o processo de decisão de sinistros de automóvel em tempo real.

Essa tecnologia opera na combinação de dados sobre todos os envolvidos no seguro: cliente, corretor, vistoriador e terceiro. Dessa maneira, a tecnologia utiliza várias estratégias analíticas que apresentarão quais são os processos, da cotação ao sinistro, que apresentam maior propensão a ser um caso irregular.

O especialista em prevenção à fraudes do SAS Brasil, Ricardo Saponara revelou quais são as técnicas de análise de dados que a companhia usa para identificar os golpes. “Utilizamos diversas estratégias analíticas, tais como regras, anomalias, redes de relacionamento, Machine Learning, inteligência

Ricardo Saponara - SAS
Ricardo Saponara – SAS

artificial e cognitiva”.

Os golpes não são exclusividades do Brasil. Em julho deste ano, mais de 400 americanos foram suspeitos de faturamento ilegal de $1,3 bilhão do programa de saúde Medicare, seguro de saúde financiado pelos contribuintes.

A velocidade para a transmissão de dados é mais uma das características do SAS. Ele ajuda a reduzir os falsos positivos, ou seja, aqueles casos suspeitos que não são fraudes. Nesse contexto, as ocorrências em que não há má intenção do cliente passam por um fast-track e são aprovadas mais rapidamente, sem incomodar o segurado honesto.

“Todos os processos tratados são retroalimentados na solução, fazendo realmente o processo de Machine Learning como deve ser, sendo estas decisões utilizadas para ensinar a solução a acertar cada vez mais”, explica Saponara.

Segundo o executivo, a crise financeira deve ser um fator importante para companhia abrir os olhos e perceber que vai economizar bastante reduzindo essas fraudes através de estratégias analíticas.

O SAS utiliza sua experiência no mercado mundial e brasileiro para aprimorar ainda mais suas ações. No Brasil, a companhia tem mais de 250 funcionários e conta com vasta rede de parceiros, além de parcerias com universidades. 

“Isso demonstra nosso compromisso com a capacitação de pessoas que conseguem dar suporte ao desenvolvimento das nossas soluções dentro das empresas, evitando que fiquem reféns de serviços contínuos de consultoria que tornam as outras soluções muito mais custosas quando analisadas em longo prazo”, finaliza Saponara.

Redação Revista Seguro Total