Seguradoras apostam em proteção para motos

Mercado ainda não explorado tem bom potencial de crescimento

Pelo elevado índice de acidentes, mexer com seguro para motos era uma pedra no sapato das companhias. No entanto, com o passar dos anos, isso virou mais uma estratégia de venda e atualmente as seguradoras estão cada vez mais expandindo sua carteira nesse segmento.

A tática é atrair pessoas que atualmente estão fora do mercado e atuar no setor que é pouco explorado pelas seguradoras, justamente pelo grau de risco ser maior, comparado a um seguro auto.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicleta, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em 2016 foram vendidas 887 mil motocicletas no Brasil, totalizando assim, mais de 20 milhões de motos em circulação no país. Dessa maneira, o seguro para esse veículo tem grande potencial de crescimento, visto que houve queda de vendas de carro, causada, principalmente, pela crise financeira.

O produto faz cobertura para indenizações integrais por acidente ou alagamento, danos parciais, cobertura de roubo e incêndio e outros serviços,por exemplo, assistência e funções exclusivas que a seguradora oferece. Caso o cliente deseje, ele pode contratar outras coberturas adicionais como: responsabilidade civil e reposição de equipamentos de proteção.

Neste mês, mais uma seguradora entrou na onda das motos. A HDI Seguros adotou o produto e entra para disputar com as demais seletas companhias que atuam nesse setor: Suhai Seguradora, Porto Seguro, Mapfre Seguros, Allianz Seguro, Bradesco Seguros e Genial Seguros.

Queda na venda de carros

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, no ano passado houve queda de 20,2% na venda dos veículos de quatro rodas em comparação com 2015. Enquanto isso, a produção de motos subiu 7,5% em janeiro deste ano, de acordo com a Abraciclo.

Redação