Stefanini inicia implementação tecnológica no Banrisul para acelerar o processo de atualização dos sistemas legados no banco

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, inicia a implementação de novas soluções de TI no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Com forte atuação no Governo daquele Estado e em financiamentos para pessoas físicas, micro, pequenas, médias e grandes empresas, o Banrisul, após concorrência vencida pela Stefanini, passa a trabalhar com squads de desenvolvimento da multinacional brasileira, que irá colaborar com todo o seu ecossistema de inovação para atender às principais verticais do banco, além de promover uma atualização de tecnologia nos atuais sistemas do Banrisul.

As equipes, tanto da Stefanini quanto do banco, terão até 40 profissionais dedicados para atuarem nas frentes de trabalho dos projetos iniciais, com fases planejadas de alinhamento, dinâmica, metodologia e priorização de ações que já estão em andamento a partir deste mês de maio. Os programas contemplam a atualização e as melhorias de sistemas já existentes, com troca de tecnologia e a construção de novos modelos de TI na instituição bancária.

Entre os projetos que estão na rota de aceleração tecnológica destaca-se o de sistemas de investimentos, um dos maiores e mais importantes do banco. Também há demandas de concepções críticas, onde o objetivo é contar com a contribuição da Stefanini e seu amplo conhecimento nas áreas de inovação e de open banking, por exemplo.  A estratégia é tornar o Banrisul bem mais digital e criar uma estrutura para a transformação digital que já está em curso na instituição financeira.

Os fatores que levaram a Stefanini a se destacar no processo de licitação para conquistar os serviços do Banrisul, superando fortes concorrentes, foram principalmente a expertise da companhia, seu tamanho e posição de destaque no mercado global, além dos avançados aspectos técnicos da multinacional de TI, considerando-se a confiabilidade nas soluções ofertadas por sua fábrica de software, que poderão auxiliar ainda mais para o aprimoramento da evolução tecnológica do banco.

“Temos uma grande responsabilidade de desenvolver um trabalho de acordo com a qualidade e alta demanda por novos projetos que essa importante instituição bancária requer. Nosso objetivo é apoiá-los para uma onda de transformação digital em seu modelo de negócios”, afirma Eduardo Sinhoreli, gerente de Negócios da Stefanini. “Esse projeto amplia nossa visibilidade regional e proporciona um ganho expressivo de crescimento de nossa operação no Sul”, complementa Natália Fonseca, gerente Executiva da companhia.

Segundo Simone Marsnak Motta, superintendente da Unidade de Desenvolvimento de Sistemas do Banrisul, com essa parceria, a expectativa é introduzir ainda mais conhecimento e expertise de TI no desenvolvimento de projetos no formato ágil. “Temos um legado de mais de 30 anos e queremos impulsionar nossos processos, dando maior celeridade. Acreditamos que essa parceria com a Stefanini proporcione uma maior aderência aos nossos negócios, com inovação e tendências, inclusive com a perspectiva de aumentar nossa capacidade de colocar novos produtos no mercado. Esperamos que, com essa primeira experiência, possamos, futuramente, ampliar essa sinergia”, conclui Simone.

Leia também

Stefanini lança solução LGPD para atender as necessidades do mercado

Com mais de 10 mil colaboradores, o Banrisul, que tem 90 anos, atua como um banco múltiplo e opera nas carteiras comercial, de crédito, de financiamento e de investimento, de crédito imobiliário, de desenvolvimento, de arrendamento mercantil e de investimentos. É a marca mais lembrada e a preferida como empresa pública gaúcha.

Recentemente, o Banrisul participou do programa Leadership Transformation – Aprendendo como Evoluir na Era da Transformação Digital, desenvolvido pela Stefanini em parceria com o Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), escola mundialmente reconhecida por sua liderança na formação de gestores. O curso aconteceu em Fontainebleau, a 75 quilômetros de Paris. O objetivo foi mergulhar nos conceitos teóricos e práticos da transformação digital para agregar ainda mais valor na construção de novos negócios, especialmente agora com a implementação deste novo projeto no banco pela Stefanini.