Fundación MAPFRE e HCor lançam no Brasil a campanha Mulheres pelo Coração

Criada pela Fundación MAPFRE na Espanha, iniciativa vai promover diferentes atividades de conscientização e incentivo à prevenção de doenças cardiovasculares


Para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, a Fundación MAPFRE e o HCor – Hospital do Coração lançam a campanha Mulheres pelo Coração.

A iniciativa, criada pela Fundación MAPFRE na Espanha, busca alertar o público feminino sobre esse problema global. As doenças cardiovasculares, geralmente associadas ao público masculino, têm atingido cada vez mais mulheres no mundo.

No Brasil, de acordo com o DATASUS, 30,41% das mortes de mulheres são causadas por doenças do aparelho circulatório. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino – o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.

Além dos fatores de risco já conhecidos, como tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares, a saúde coronariana do público feminino também é prejudicada pelo estresse acentuado em decorrência da dupla jornada de trabalho, na vida profissional e em casa.

“A prevenção e promoção da saúde são fatores-chave que devem ser considerados por toda a sociedade. Pensando nisso, a Fundación MAPFRE mantém um posicionamento ativo nessa área, articulando iniciativas capazes de disseminar conhecimento e informação para um número cada vez maior de pessoas e incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis entre diferentes públicos”, reforça Wilson Toneto, CEO da MAPFRE Brasil.

Com o objetivo de disseminar práticas preventivas e alertar sobre os riscos desses males entre o público feminino, a campanha Mulheres pelo Coração montará tendas em locais de grande circulação de pessoas, que contará com a expertise dos profissionais do HCor. Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, realizarão exames de colesterol total, circunferência abdominal, orientação nutricional e testes para avaliar o nível de estresse.

Para as participantes, serão distribuídas a revista ‘Pela Saúde do Coração’, um guia prático com dicas e orientações sobre saúde cardiovascular da mulher, elaborada sob a supervisão do cardiologista Dr. Leopoldo Piegas, codiretor da Unidade Coronariana (UCO) do HCor. Espera-se, com essas ações, impactar um público de mais de 26 mil pessoas.

“Esta Campanha visa destacar a importância de conhecer ferramentas práticas para o controle e a manutenção da saúde cardiovascular das mulheres. Para cumprir este objetivo, o HCor contribuirá com o seu know-how adquiridos nestes 40 anos”, conta Dra. Bernardete Weber, superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do HCor.

 

Calendário Mulheres pelo Coração

Criada e promovida em 2014 pela Fundación MAPFRE na Espanha, a campanha já impactou milhares de mulheres. No Brasil, a iniciativa está alinhada a uma das áreas de atuação da entidade: a promoção da saúde.

Para disseminar as informações ao maior número possível de pessoas, a campanha marcará presença em dois eventos esportivos direcionados especialmente ao público feminino: a Corrida Vênus 15k, realizada no dia 4 de setembro, no Jockey Club, em São Paulo, e a Corrida W21k – Women’s Half Marathon, prevista para o dia 16 de outubro, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Durante os meses de setembro e outubro serão realizadas ainda seis palestras sobre doenças cardiovasculares, com a distribuição do guia em hospitais do SUS (na Bahia, Ceará e Alagoas) que mantém parceria com o Hospital do Coração.

E, para encerrar as atividades previstas para o ano, a Fundación MAPFRE e o HCor marcarão presença, no dia 4 de novembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, oferecendo orientação para as mulheres que passarem pelo local ao longo do dia.

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. Para disseminar valores e cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoia e desenvolve iniciativas em cinco áreas de atuação: Ação Social; Cultura; Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social. Site: www.fundacionmapfre.com.br.

Sobre o HCor

Classificado como hospital de excelência pelo Ministério da Saúde, o HCor – Hospital do Coração é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos. Mantida pela Associação do Sanatório Sírio, a Instituição é reconhecida nacional e internacionalmente pelo elevado padrão de qualidade nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia, oncologia, cardiopediatria fetal, medicina esportiva, entre outras, aliado ao atendimento humanizado e à sua constante social, promovendo a filantropia e o voluntariado. Site: www.hcor.com.br.