Seguros de automóveis da Bradesco cobrem danos por fenômenos da natureza

Confira informações importantes em caso de situações desta natureza

Nos últimos anos, grande parte da população das principais capitais do país tem sofrido com situações recorrentes de alagamentos e enchentes em larga escala. Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre a cobertura a veículos em casos de danos causados por fenômenos da natureza.

Afinal, danos causados por queda de galhos ou árvores e alagamentos são cobertos pelo seguro? Saint´Clair Lima, diretor técnico e de produtos da Bradesco Auto/RE e especialista no mercado segurador, pontua algumas informações importantes em caso de situações desta natureza.

“Em primeiro lugar, é preciso deixar claro, que na Bradesco Auto/RE, o segurado do produto automóvel tem garantia plena em casos de intempéries, como chuva, vento ou queda de árvore sobre o veículo. Isso está no pacote básico de coberturas. Existe um grupo de fenômenos excludentes, mas que não se aplicam em situações comuns no Brasil, como vulcão, terremotos e maremotos”, explica Saint’Clair.

Reprodução
Reprodução

O executivo afirma também que, em todos os casos, a seguradora faz uma verificação em oficinas credenciadas para avaliar o grau da avaria. Caso seja detectado algum dano grave, principalmente nos componentes eletrônicos que comprometam o funcionamento do veículo, a seguradora pode indenizar integralmente o segurado. Em caso de danos menores, a Bradesco Auto/RE realiza o conserto do veículo e o devolve em perfeito estado de funcionamento.

Veja também: Chuvas de verão – como prevenir prejuízos financeiros e danos à saúde

“Há umas dicas de segurança importantes: o limite para atravessar um alagamento é quando a água está no máximo até metade da roda. Em caso de travessia, mantenha a primeira marcha e o motor sempre cheio (a rotação alta do motor). Dose o pé esquerdo na embreagem, para que o carro não peça segunda marcha, e tente manter a rotação em uma faixa fixa. Nunca entre correndo na água. Isso pode formar uma onda sobre a frente do veículo, que pode invadir a entrada de ar do motor e causar calço hidráulico. Caso não conheça a via, não atravesse, pois ela pode conter buracos e outros obstáculos encobertos pela água. Se a água subir muito rapidamente, procure um local mais alto, desligue o carro e proteja-se. Nunca tente dar a partida se o carro morrer dentro d’água, pois o motor pode aspirar água e ser danificado”, esclarece o especialista.

Mesmo quando o motorista é uma pessoa precavida e cuidadosa, o veículo está exposto a riscos diários. SaintClair assegura que, nos últimos anos, pode-se perceber um aumento na conscientização dos motoristas em relação à importância da contratação de um seguro auto. “O carro é um importante patrimônio no dia a dia das pessoas. Apesar do cenário econômico do país, que aos poucos se recupera de uma forte recessão, a carteira de auto da Bradesco Auto/RE apresentou crescimento de 3,2% em 2019, enquanto o mercado geral cresceu 0,6% em prêmio emitido líquido”.

Divulgação
Divulgação

Diante das necessidades do mercado, a Bradesco Auto/RE desenvolve produtos para atender todos os perfis de clientes: disposição de coberturas básica, adicional, serviços personalizados e benefícios exclusivos que vão desde descontos e parcelamentos sem juros na contratação, assistência 24 horas, socorro elétrico e mecânico, guinchos para terceiros, e ainda conta com o Programa Repare Fácil, que oferece serviços de manutenção como super martelinho e reparo rápido. “A prevenção é o melhor caminho para gerar mais segurança, garantir a tranquilidade do motorista e ainda estimular um trânsito melhor”, conclui Saint´Clair.