Representantes da Susep falam sobre Sandbox Regulatório na Jornada do Seguro

Leonardo Brasil, Chefe do DETIC e Eduardo Fraga, Diretor da Entidade explicam como irá funcionar a novidade no mercado


Nesta quarta-feira, 1 de julho, aconteceu mais uma edição da Jornada do Seguro, que contou com a presença de Leonardo Brasil, Chefe do DETIC – Susep e Eduardo Fraga, Diretor da Susep. Com o tema “Sandbox Regulatório no Mercado de Seguros”, os executivos explicaram o que a inovação trará para o setor.

O Diretor contou sobre o processo do sandbox. “Em 2018, representantes da Susep estiveram em missão no Reino Unido com o Ministério da Economia. Lá já estava sendo desenvolvido na ocasião. Tivemos a oportunidade de nos reunir com a equipe desenvolvedora”, conta.

Em 2019, veio a ordem de implantar a Sandbox no mercado de seguros e em outros segmentos. Leonardo Brasil explica que o modelo permite que a Susep saiba o que está sendo comercializado. Ele ainda conta que a implantação do Sandbox é um dos pilares da transformação digital que a entidade está promovendo.

Sandbox Regulatório o que é?

Fraga explica que é como se fosse uma caixa que visa limitar espaços e produtos. “Traz segurança para os consumidores. Tem regras para o capital poder operar, regras de relacionamento com o consumidor, que tem todo o respaldo para ser protegido com os acordos efetivados”, explica o executivo.

Para Brasil, o Sandbox é um convite para inovação e que muda as experiencias do consumidor. “Estamos trazendo a tecnologia como protagonista”, diz. Já para Fraga, a pandemia trouxe a necessidade de digitalização. “A expectativa é o aumento da venda de seguros”, finaliza.