Webinar debate sobre o papel do corretor e a importância das entidades

Webinar debate sobre o papel do corretor e a importância das entidades

Durante a 24ª edição do Direto & Reto, Alexandre Camillo e Rivaldo Leite analisaram o desempenho do setor em 2020

Foi ao ar nesta quarta-feira (24/02), a 24ª edição do Direto & Reto com Camillo, pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. Na ocasião, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, recebeu o presidente do SindsegSP, Rivaldo Leite, para debaterem o tema “Parceria entre corretores e seguradores para desenvolver o mercado”.

Sobre o desempenho do mercado de seguros no ano passado, Camillo ressaltou que, mesmo diante de um cenário desafiador, o setor conseguiu ampliar o espaço e o reconhecimento perante a sociedade. “A pandemia só demonstrou a importância do seguro e o quanto o corretor de seguros é essencial e o quanto ele representa para a segurança e tranquilidade das pessoas”, completa.

Rivaldo Leite divulgou os dados apresentados pela CNseg, que relata um crescimento de 1,3% do setor em 2020, com arrecadação de R$ 273,7 bilhões, destacando que somente no mês de dezembro, o avanço foi de 14%. “Com esses dados, é possível ver o quanto o mercado representa para a economia, para a geração de emprego e o quanto ele descola do PIB há muitos anos. É um setor que cresce em todos os ramos e gera oportunidades. Por isso, parabenizo os corretores, pois vocês têm uma grande participação nesses números”, destaca.

Perguntados sobre a atuação das associações de proteção veicular e patrimonial, que operam de maneira irregular, os presidentes reforçaram que as entidades, e todo o mercado, estão se ajustando para melhores estratégias no combate a essas práticas. “Nós, seguradores, e vocês, corretores, lutamos muito junto aos órgãos reguladores para frear a atuação dessas empresas. E, já que da parte deles as ações não atendem no tempo que desejamos, vamos deixar claro ao consumidor o que é seguro e o que não é seguro (proteção, no caso), no sentido de alertá-lo para não comprar gato por lebre”, explica Rivaldo.

Camillo lembrou que alguns profissionais estão se deixando atrair por algumas dessas associações e pediu que reflitam sobre isso: “Corretor de seguros, não se deixe cair no canto da sereia. Você estará cometendo um crime contra o consumidor, contra a instituição seguros e, principalmente, contra você, ao pôr em risco seu maior patrimônio: a confiança conquistada junto a seus clientes”.

A Resolução nº 382, que obriga o corretor de seguros a disponibilizar o valor da comissão ao cliente, também foi debatida pelos presidentes. Rivaldo acredita que sem a intervenção da Fenacor e Sincors o documento poderia ser mais danoso à relação corretor e segurado. “O papel dessas entidades foi de extrema importância para frear algumas questões que iriam prejudicar, ainda mais, o corretor”.

Para o presidente do Sincor-SP, as entidades lutam para criar um ambiente tranquilo para o corretor, e o mercado, se desenvolverem. No entanto, não depende somente delas. “Temos que nos fortalecer em torno da entidade representativa, que há 86 anos defende a categoria e luta pelo atendimento de seus pleitos. Nosso trabalho é emancipar cada vez mais o corretor de seguros e fomentar o desenvolvimento do setor de seguros. Por isso, estamos irmanados na luta, na defesa, no progresso do nosso mercado e, principalmente, em defesa do consumidor”, destaca Camillo.