Seguros de danos é tema de série do Conexão APTS

Seguros de danos é tema de série do Conexão APTS

Primeiro vídeo trata do impacto das novas regulamentações dos seguros de danos nos produtos

Um tema analisado sob dois ou três enfoques diferentes. Esta é a ideia da nova série de vídeos Conexão APTS, que a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) acaba de lançar em seu canal no YouTube. Com duração média de dez minutos, cada vídeo aborda um aspecto de um mesmo tema, em análises que se complementam. No primeiro vídeo do Conexão APTS, o tema de estreia são as atualizações dos seguros de danos massificados e grandes riscos (Circular 621/21 e Resolução CNSP 407/21).

Nivaldo dos Santos, experiente profissional do mercado segurador, participa do primeiro vídeo com a apresentação dos impactos das novas regulamentações sobre os produtos de seguros. No vídeo, ele comenta a possibilidade trazida pela Circular 621 de as seguradoras desenvolverem produtos com coberturas de outros ramos. Segundo o especialista, essa possibilidade já existia, mas era limitada. “Um seguro empresarial compreensivo para um escritório de advocacia, por exemplo, poderá conjugar coberturas de cyber risks”, diz.

Além de discorrer sobre as coberturas all risks e a reativação dos seguros singulares, Santos também aborda o prêmio periódico, que abre espaço para a criação de produtos com vigência intermitente (seguro liga e desliga). “Um segurado poderá contratar um seguro para a sua residência apenas para o período em que estiver viajando”, exemplifica. Na visão do especialista, as novas regras são positivas para o mercado. “Toda desregulamentação e desburocratização é benéfica para a evolução do seguro”, diz.

Outros dois vídeos da série Conexão APTS sobre as novas regulamentações estão em fase final de produção. No próximo, o secretário da APTS, Luiz Macoto Sakamoto, tratará do tema sob o enfoque do ambiente regulatório. Em seguida, o terceiro e último vídeo contará com a participação de Edson Fecher, experiente profissional da área de direito securitário, que analisará as novas regulamentações sob o ponto de vista jurídico.

Assista aqui ao vídeo da série Conexão APTS com Nivaldo dos Santos.