Seguro de Vida: cinco coberturas e assistências para todos os momentos

Seguro de Vida: cinco coberturas e assistências para todos os momentos

Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, explica como utilizar em vida alguns dos principais benefícios do produto

Ainda é muito comum as pessoas associarem o Seguro de Vida à cobertura destinada apenas aos casos de morte. Durante um bom tempo, esse conceito até se justificou, considerando que não havia mesmo muitas opções além da mais conhecida. Com o surgimento de novas demandas e necessidades, porém, essa proteção evoluiu para um conceito mais amplo, passando a contemplar situações do cotidiano como imprevistos, proteção à renda e auxílio ao planejamento financeiro das famílias. Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, cita cinco momentos em que o seguro pode ser usufruído em vida. Confira!

1. Doenças graves

O Seguro de Vida pode ser uma alternativa complementar ao plano de saúde, em especial para trabalhadores autônomos, informais e prestadores de serviço, para fazer frente aos impactos financeiros decorrentes de uma doença grave e que geralmente se refletem na estrutura familiar. Com os recentes avanços da medicina em casos de diagnóstico precoce, a cobertura contratada pode proporcionar uma resposta mais rápida ao tratamento, ao prover despesas que, muitas vezes, não são cobertas pelos planos de saúde e aprovadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ou até mesmo auxiliar em um atendimento que eventualmente não possa ser prestado com agilidade pelo SUS.

“Em estágios mais evoluídos da doença, o seguro pode auxiliar nas despesas com hospitalização, medicamentos e terapias. Há coberturas que abrangem também o custeio da jornada de tratamento e até a realização de viagens, no caso de pacientes em estado grave”, ressalta Bernardo Castello.

2. Perda de Renda e Incapacidade Temporária

Passar pela perda de um emprego ou ter que se afastar do trabalho devido a uma doença ou acidente pessoal são imprevistos que podem ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. Para o profissional que possui carteira assinada, a cobertura para Perda de Renda por Desemprego Involuntário funciona como um verdadeiro seguro-desemprego capaz de preservar a renda, garantindo o pagamento de contas pessoais, como mensalidades escolares ou prestações, além dos custos básicos. Já para um profissional autônomo, como um motorista de aplicativo, por exemplo, a Diária por Incapacidade Temporária pode atenuar bastante as consequências de algum evento que o impeça de exercer suas atividades por determinado período.

“Nessa situação, o Seguro de Vida representa um importante aliado, provendo o suporte necessário pelo prazo previsto em contrato”, observa o diretor da Bradesco Vida e Previdência.

3. Educação

O seguro educacional é a proteção ideal para auxiliar na continuação dos estudos caso ocorra alguma eventualidade que venha afetar a capacidade de pagamento da mensalidade por parte do contratante. Outro benefício desse seguro é a assistência ao estudante em caso de acidente e hospitalização. “Na Bradesco Vida e Previdência, contamos com a assistência de emergência médica escolar, transporte para frequência às aulas, aula de reforço escolar, entre outras coberturas. Medidas importantes para garantir ao estudante a sua formação na hipótese de acontecimentos súbitos que possam afastá-lo dos estudos”, explica Castello.

4. Invalidez

A maior parte dos Seguros de Vida oferece essa modalidade de cobertura, uma importante proteção que proporciona respaldo financeiro aos familiares, caso o segurado sofra algum acidente que o incapacite de forma permanente, total ou parcialmente, a retomar suas atividades pessoais e profissionais. Bernardo Castello explica que, nessa situação, é importante verificar no contrato quais são os riscos previstos e as condições em que as coberturas se aplicam.

5. Assistência nutricional, psicológica, residencial e PET

Quando se trata das assistências, ou seja, dos serviços associados ao produto contratado, as opções são ainda mais abrangentes e voltadas para o dia a dia das pessoas, podendo ser utilizadas individualmente ou por toda a família. Dependendo do produto, o segurado e seus beneficiários contam, entre outras vantagens, com a orientação de uma nutricionista ou psicóloga; atendimento para o animal de estimação em casos de emergências, com apoio de clínicas veterinárias e pet shop; motorista amigo; e até mesmo serviços de reparos essenciais para a casa. “No caso do seguro ‘Vida Viva Bradesco’ há serviços diferenciados como o Palavra de Médico, que possibilita o atendimento em diversas especialidades por especialistas brasileiros e internacionais”, destaca Bernardo Castello.