Artrite reumatoide: demora no diagnóstico pode gerar complicações

Artrite reumatoide: demora no diagnóstico pode gerar complicações

Veja como a demora no diagnóstico da artrite reumatoide pode gerar complicações no paciente e como ter um plano de saúde pode ajudar!

Em diversos estudos feitos foi possível observar que quanto mais tardio é o diagnóstico de artrite reumatóide, mais complicações o paciente pode ter!

Esses estudos não foram feitos para assustar os pacientes, muito pelo contrário. A intenção é criar um alerta para que os diagnósticos sejam feitos o quanto antes pelos médicos, a fim de que os tratamentos sejam inicializados nos pacientes.

Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de evitar as complicações que podem surgir através dela.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a doença, seu diagnóstico e quais as complicações o paciente pode ter e como o convênio médico pode ajudar a evitá-las. Confira a seguir!

O que é artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é uma doença muito delicada e que requer diversos cuidados. Ela não possui causas definidas e afeta principalmente as articulações das mãos e dos pés.

A maior incidência da doença é em mulheres de 30 a 50 anos. Mesmo sendo uma doença autoimune e crônica, possui tratamento, mas não existe cura. O objetivo do tratamento é oferecer uma qualidade de vida melhor aos pacientes.

A artrite reumatóide, além de afetar as articulações, também pode afetar alguns órgãos internos, como o coração por exemplo. Os órgãos podem ser afetados justamente pela inflamação que a artrite reumatóide causa no corpo e também pelos medicamentos utilizados.

É possível encontrarmos terapias alternativas nos planos de saúde para que os órgãos não sofram tanto durante o tratamento, já que as doses geralmente são altas e o uso é por um período longo de tempo, mas isso também é avaliado pelo médico.

Quais são as complicações mais comuns na artrite reumatóide?

Geralmente, as pessoas que possuem artrite reumatóide, principalmente com a demora do diagnóstico podem gerar complicações.

Algumas das mais comuns são os problemas respiratórios, cardiovasculares e até mesmo o câncer. Com a inflamação que acontece nas articulações, o paciente tende a ter aumento do colesterol, triglicerídeos e da pressão arterial.

Todas essas complicações acontecem devido ao uso dos medicamentos, anti-inflamatórios e também dos corticoides. Esses fatores apresentam riscos para a saúde do paciente, e por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

Os pacientes que contam com o convênio médico tendem a ter mais agilidade no atendimento e todo o tratamento. Com isso, o contratar o plano de saúde se torna um diferencial importante para evitar complicações.

Quais os principais sintomas da artrite reumatóide?

Quando falamos sobre os sintomas da artrite reumatóide podemos citar as dores nas articulações das mãos, dos pés, joelhos, ombros e cotovelos. Além das dores, é comum que essas áreas fiquem inchadas e quentes.
Além disso, a fadiga também é um sintoma comum na artrite reumatóide. O paciente pode apresentar febre e sentir dificuldades para se levantar ou fazer alguns movimentos.

É importante procurar um reumatologista caso observe alguns desses sintomas por mais de 6 semanas.

Tratamento da artrite reumatóide

Como foi dito anteriormente, a artrite reumatóide possui tratamento. Existem algumas medicações que são mais fracas, fazendo com que os efeitos colaterais não sejam tão fortes.

Essas opções possuem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e diminuir os efeitos que alguns medicamentos possuem. Mas, para isso, é preciso avaliar as condições do paciente juntamente com o médico para definir o melhor tratamento.

Além de atuarem no controle da artrite reumatóide, os medicamentos também previnem o aparecimento de outras doenças que podem gerar complicações. Iniciar o tratamento o quanto antes de artrite reumatóide é o ideal para o paciente.

Quando o diagnóstico da artrite reumatóide é feito de forma tardia, diversas complicações aparecem no paciente. Com isso, caso esteja sentindo algum dos sintomas mencionados, procure um médico o quanto antes para que o diagnóstico seja feito e o tratamento contra a artrite reumatóide seja iniciado.