Saiba como pensar em ideias para empreender

Saiba como pensar em ideias para empreender

Não ter medo de sonhar alto e arriscar é crucial

Sabemi

Não existe outra forma de começar a empreender que não seja pensando em ideias de como implementar esse modelo de negócio. É importante ter aquela ideia que possa valer milhões e que outras pessoas adorariam ter.

É óbvio que essa ideia não irá valer nada se não for bem executada, porém é fundamental começar com uma ideia que tenha potencial para que possa realizar um plano de marketing para alavancá-la no mercado.

Não existe uma fórmula para que as ideias surjam e sejam eficientes. O passo que precisa ser dado é não ter medo de sonhar alto e nem ter medo de se arriscar. 

Não existe ideia ruim sem antes ser testada e avaliada. Pense em realizar um brainstorming. Isso pode levantar diversas ideias interessantes.

E foi pensando nisso que desenvolvemos um artigo para listarmos algumas dicas de como pensar em ideias para empreender. Você está preparado?

Descarte pensar em ideias de negócio

As maiores empresas do mundo surgiram com base em ideias consideradas orgânicas. Ou seja, as ideias surgiram a partir de uma necessidade pessoal ou insights naturais dos criadores.

É simples: descarte pensar o tempo todo. Disponibilize um tempo para apenas observar o que acontece à sua volta. Veja as necessidades presentes no seu trabalho, na universidade ou na sua rotina. Pense sempre na pergunta: Por que ninguém fez isso até hoje? Se alguém fizer isso eu compro na hora?

Por exemplo, o mercado precisa de uma empresa responsável pela fabricação de motor elétrico trifásico? É uma necessidade? Seria interessante investir nessa ideia? Quais os prós e contras de investir nessa ideia? Deixar a ideia fluir é sempre um bom negócio.

Levante os problemas e resolva-os

Olhe ao seu redor e nas atividades que executa durante o dia e se pergunte: o que eu odeio? O que precisa melhorar? Esse exercício pode levantar diversas ideias, desde que você levante os problemas e busque soluções para cada um deles.

É certo que muitas empresas surgiram de problemas que foram levantados. O seu descontentamento com algum produto e serviço, provavelmente, é uma dor compartilhada por muitas outras pessoas.

Claro que, apesar de parecer simples, você pode encontrar dificuldades. Uma alternativa é entrar em sites de reclamações e insatisfações de clientes com empresas. Um Reclame Aqui, por exemplo, pode te dar vários insights interessantes.

Encontre um mercado interessante e se aprofunde nele

É importante conhecer pessoas que já estão no mercado e no segmento do seu interesse para que você possa perguntar questões básicas como: qual seu trabalho? quem faz isso ou aquilo? Qual a parte chata do seu trabalho? Quais são os 3 maiores desafios no seu trabalho ou em relação a um tema específico?

Nós sabemos bem que todo empreendedor de sucesso adora contar como chegou até ali e como surgiu a ideia de trabalhar com o segmento adotado. Quanto mais absorver dessa conversa, melhor.

Estude, também, qual mercado há um déficit de atendimento ao cliente. Estudo sobre ele e veja se ele é o ideal para o que deseja desenvolver. Você pode se interessar pelo mercado de resina epóxi ou até mesmo equipamento de proteção individual, mas será que eles precisam de uma nova empresa?

Pense que uma boa ideia pode dar errado e frustrar o investidor, mesmo que seja um grande e criativa. É tarefa do empreendedor analisar e ver se faz sentido que vá para frente.

*Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.