Aumento da base de corretores e investimentos em tecnologia da informação, ferramentas de venda e atendimento contribuíram para os bons resultados
A Previsul Seguradora encerra 2016 com um balanço positivo e crescimento superior ao do mercado de seguros. Entre janeiro e outubro, a companhia cresceu 24% e emitiu R$ 200,2 milhões em prêmios, enquanto o setor, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), cresceu 7,89% até outubro em relação ao mesmo período do ano passado. “Fomos na contramão do mercado. O nosso planejamento e estratégia comerciais surtiram o efeito desejado. Um dos fatores que contribuíram para o nosso crescimento foi o aumento da base de corretores, na ordem de 11%, chegando a 4.250 no total”, afirma o Presidente da Previsul, Renato Pedroso, ressaltando que mesmo com o aumento na emissão de apólices, a sinistralidade global da companhia cresceu apenas 6% e lucro líquido, 50,6%, atingindo R$ 14,4 milhões até outubro.
O mercado de seguros, a exemplo de toda a economia, sentiu os efeitos da crise em 2016. As contratações de risco no ramo de pessoas, que exclui os planos de previdência, chegou a apresentar retração superior a 1%, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Contudo, considerando que o setor de serviços apresentou retração de quase 7% neste ano, é possível dizer que, mesmo com a crise, o mercado de seguros é menos impactado, por ainda apresentar uma demanda reprimida”, avalia Pedroso, lembrando que se deve incluir na retração o impacto inflacionário, o que levará o setor de seguros de pessoas, onde a Previsul atua, a apresentar um número negativo em 2016.
Apesar dos números do setor, Pedroso faz um balanço positivo da atuação da Previsul em 2016. “A companhia se destacou em um mercado recessivo e competitivo. Atingimos os nossos objetivos e até superamos algumas marcas traçadas para o ano como, por exemplo, de emissão e lucro líquido. O mais importante foi ter conquistado, de forma consistente, o apoio e a confiança do corretor de seguros em nosso trabalho, refletido em novas vendas de seguros de pessoas, que atingiram R$ 9,2 milhões até outubro”, diz.
Para chegar a estes resultados, a Previsul Seguradora realizou uma série de investimentos e melhorias em sistemas operacionais e infraestrutura em 2016. Um deles, na ordem de R$ 6,3 milhões em tecnologia da informação, apresentou avanços em sistemas já disponibilizados aos corretores, como o Prev.Pró, ferramenta de venda para seguros massificados. “Também disponibilizamos novos sistemas, como o Cota+, para cotação online dos produtos da Previsul. Para o público interno, disponibilizamos o CRM Dynamics, que permitiu melhorar o atendimento ao corretor de seguros por parte de nossa equipe comercial e ao segurado, nas demandas oriundas do SAC e Ouvidoria. Também fizemos uma reforma completa do ambiente de trabalho na matriz, com investimento de R$ 2,8 milhões”, explica Pedroso.
Novidades para 2017 – Para o próximo ano, a Previsul prevê atingir R$ 348,8 milhões em prêmios emitidos, com investimentos na ordem de R$ 6 milhões em sistemas e ferramentas operacionais. “Esperamos alcançar em 2017 um resultado líquido de R$ 23 milhões. Para isso, estamos iniciando nossas atividades em Ramos Elementares, com o Seguro de Quebra de Garantia, que é voltado para Administradora de Consórcios. Nossa intenção é ampliar a atuação da Companhia nesse ramo em 2017, com a possível entrada em seguros residenciais e financeiros. Além disso, o leque de produtos de seguros de pessoas também será estendido, com operacionalização do Seguro Remissivo e APPT – Acidentes Pessoais para Passageiros e Tripulantes”, adianta Pedroso.
Com 110 anos de atuação, a Previsul Seguradora é referência em seguro de pessoas no Brasil. A empresa está presente em nove estados brasileiros, 8 sucursais e 8 escritórios, além da matriz em Porto Alegre (RS).