1º Fórum de GR debate a cultura de gestão de risco no Brasil

Suprir a ausência de diálogo do setor. Entre tantos propósitos do 1° Fórum de GR, elevar o nível de conhecimento dos brasileiros sobre a importância de gestão de risco no país foi o maior. Isso porque, o processo de gerenciamento de risco está em toda parte, mas é pouco notável pelas pessoas. Segurança pública, obras de construção civil, parques, salões de festas, bares e restaurantes. Todos necessitam de um acompanhamento próximo a fim de garantir a segurança dos usuários.

Por isso, os especialistas Leonardo Souza e Fabrício Souza decidiram criar o 1º fórum de debate sobre gerenciamento de risco do Brasil. O evento contou com a participação de mais de 200 executivos, que tiveram a oportunidade de discutir sobre o assunto, participar de dinâmicas e fazer networking. O primeiro grande encontro aconteceu na última sexta-feira (16), em São Paulo.

Haroldo Fonseca, especialista em engenharia de segurança de incêndio, foi o primeiro palestrante do dia. Embora sua especialidade seja em sinistros em decorrência de incêndios, Fonseca abordou a gestão de riscos de forma geral. O desenvolvimento desse setor no país é importante, mas, segundo o especialista, as pessoas dão pouca importância. “É um segmento que ninguém leva a sério no Brasil. São Paulo, por exemplo, que é referência em práticas contra incêndio, possui vários lugares com segurança precária”, revela.

Leonardo Souza, Fabrício Souza e Angélica ViegasLeonardo Souza, Fabrício Souza e Angélica Viegas
Leonardo Souza, Fabrício Souza e Angélica Viegas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor a partir do ano que vem, foi assunto de um dos painéis. Edison Fontes, gestor e consultor em segurança da informação, contou quais serão os benefícios do consumidor quando o texto entrar em vigor. “Os dados do consumidor serão preservados com mais segurança. As empresas, portanto, terão de se adaptar”, alerta.

Leia também

Roubo de carga em Cumbica expõe necessidade de gerenciamento de risco nas empresas

Quando se fala em gestão de riscos, a segurança pública também está em jogo. O secretário municipal de segurança pública, Edson Moraes, mostrou um case de sucesso em Guararema, Região Metropolitana de São Paulo. O chamado CSI de Guararema, após investimentos em câmeras de segurança, dispõem de logísticas especiais na detecção de infratores. “Conseguimos implementar um sistema e fechar o município. Entretanto, fazer na cidade grande é difícil, devido o tamanho territorial. É necessário, nesse caso, segmentar esses lugares, instalando câmeras em pontos estratégicos”, recomenda Moraes.

O que é o Fórum de GR?

Idealizado pelos especialistas Leonardo Souza e Fabrício Souza, o Fórum de GR é fruto do debate sobre o setor em um grupo de aplicativo de mensagens. Há três anos, ambos integraram especialistas em riscos ao grupo e, devido a seriedade dos integrantes, mais pessoas se interessaram em participar. A grande demanda resultou na criação de um segundo grupo para que mais usuários tivessem acesso às discussões desse setor.

Sergio Vitor