Artigo: Previdência social e o impacto na aposentadoria

Fernando Pinho

O assunto agora é a reforma da Previdência Social. Assim que a mesma for aprovada, mesmo que não seja tão radical, mudará fortemente a vida dos que estão para se aposentar, tanto quanto daqueles que ainda terão um longo caminho até lá chegar. 

Caminhamos seguramente, num futuro não muito distante, para um sistema parecido com o europeu, onde poucas pessoas conseguem aposentar-se com menos de 68 a 70 anos. A pergunta que fica: Como se preparar?

Para quem está prestes a se aposentar, e não criou reservas financeiras ao longo da vida, há 2 estratégias a seguir: adaptar o padrão de vida ao novo patamar de renda e continuar trabalhando.

Para quem está na faixa de 30/40 anos e não tem a mínima noção de quando irá se aposentar, nem com que nível de renda, a saída é começar o quanto antes a contribuir com um Plano de Previdência Privada, do tipo PGBL ou VGBL, de acordo com a conveniência de cada pessoa. Aliado a isso, há também a possibilidade de criar reservas financeiras, comprando ações que paguem bons dividendos, como as do setor bancário.

É importante entender, o quanto antes, que o mundo passará cada vez mais por mudanças muitas vezes imprevisíveis e, por isso, não podemos ser negligentes com o nosso futuro.

*Fernando Pinho é economista, palestrante e consultor financeiro da Prospering Consultoria.

http://blog.fpinho.com.br/