Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros atende 650 crianças e espera ampliar a capacidade com novo Centro Digital em 2019

Organização divulga relatório bianual das atividades que engajaram crianças, adolescentes, adultos e idosos na Comunidade Santa Rita (SP)

Home \ Geral \ Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros atende 650 crianças e espera ampliar a capacidade com novo Centro Digital em 2019

Há quase um quarto de século, a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros atende crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita, na zona Leste de São Paulo. Fundada em 1994, a ABA vem expandindo a sua capacidade de atendimento ano após ano.

Em seu relatório bianual, disponível no site da Allianz Seguros, a Associação contabilizou 650 pessoas engajadas, entre crianças, adolescentes e adultos atendidos em 2018, em horário alternativo à escola e em atividades de desenvolvimento socioeducativas. A aderência da comunidade está relacionada à metodologia e forma como as atividades são conduzidas. Na ABA, a construção do conhecimento é um processo conjunto e contínuo. Entre outras vantagens, isso estimula a participação ativa e o desenvolvimento do senso de responsabilidade de crianças e adolescentes.

Com a missão de gerar oportunidades de crescimento pessoal, social e oferecer desenvolvimento contínuo para os moradores da região, a ABA trabalha com grupos a partir de quatro anos. As atividades são adequadas a cada faixa etária seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular por meio de linguagens diversas, como dança, artes visuais, artes digitais e esportes. Além deles, adultos e terceira idade encontraram na ABA um local de inserção digital, aprendendo sobre tecnologia e o uso de dispositivos ainda não familiares para muitos deles.

Há também o Programa de Desenvolvimento Socioemocional, que permeia todas as ações da Associação, e oferece subsídios para que crianças e adolescentes aprendam a lidar com as emoções, desenvolvendo competências plenas para o mundo volátil que vivemos.

Entendendo que o compromisso com a comunidade não se encerra quando o adolescente chega aos 16 anos, a ABA, desde 2007, implantou o Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional, fruto de uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para apoiar o caminho dos adolescentes no mercado de trabalho.

Para envolver os familiares e apresentar os resultados do trabalho desenvolvido na ABA, nos anos de 2017 e 2018, foram realizadas duas mostras de dança e duas exposições de artes digitais para a comunidade e na Allianz Seguros. Nesses momentos, a crianças ganham como experiência a preparação para se apresentar e falar em público, além de organização e responsabilidade pela exposição ou espetáculo. Ainda em 2018, uma exposição exclusiva de artes visuais com trabalhos de criança de 4 a 11 anos foi realizada no prédio da Allianz Brasil para compartilhar os resultados obtidos com os funcionários que apoiam a instituição.

Reconhecimento internacional

O ano de 2018 também marcou uma grande conquista para a Responsabilidade Social da Allianz Seguros e para a ABA. O projeto de criação de um centro digital para os moradores da Comunidade Santa Rita, apresentado para a comissão julgadora do Fundo de Inovação Social do Grupo, foi escolhido entre 25 outras propostas de 22 países.

A premiação à Allianz Brasil foi feita pelo grupo e o recurso ganho de 20 mil euros será aplicado na criação de um espaço dedicado à Lógica da Programação e atividades digitais na ABA, ampliando assim, o número de participantes da instituição.

O relatório Bianual da ABA demonstra o engajamento dos corretores de seguros, por meio do Programa Allianz de Responsabilidade Social para Corretores, das parcerias estabelecidas pela Allianz Brasil, além do importante apoio da Allianz Espanha,  que reconhece  a importância e efetividade dos projetos da ABA,  e em 2018 contribuiu significativamente o atendimento.

Vale ressaltar o empenho dos colaboradores do Grupo Allianz Seguros que se apropriaram da causa e das ações desde a fundação da ABA. “Quem contribui com a ABA acredita que é possível melhorar a realidade investindo em educação e transformando, aos poucos, a Comunidade Santa Rita. É abrir mão de um pouco que, bem empregado, se multiplica em muito. Nesses dois anos tivemos muitos avanços, oportunidades e sorrisos. É com grande satisfação que a ABA reconhece que, mesmo em momentos difíceis, não são poucos os apoiadores que seguem acreditando e contribuindo”, celebra Rose Oliveira, diretora dos projetos da Associação.

 

Leia também

Plano funerário ampara familiares em momentos difíceis
Cresce a procura de seguro para grandes eventos no Brasil

De olho na reforma da Previdência, Mongeral Aegon apresenta nomes para o recém-formado Conselho Consultivo

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.