Planetun desenvolve solução de IA inédita para o mercado segurador

O App Web de Vistoria Prévia com Inteligência Artificial promete revolucionar o setor, agilizando o processo de contratação de seguro para os usuários e reduzindo custos para as seguradoras

Home \ Geral \ Planetun desenvolve solução de IA inédita para o mercado segurador

A insurtech Planetun anuncia o lançamento da primeira solução para vistoria de automóveis baseada em Inteligência Artificial (IA) do mercado. Com foco em entregar ainda mais eficiência, o App Web de Vistoria Prévia da Planetun chega em 2019 reformulado com uma nova versão totalmente inovadora. O processo de vistoria e conclusão da contratação de seguro agora poderá ser realizado em tempo real através da tecnologia de reconhecimento de imagem. A nova ferramenta foi apresentada em primeira mão no Planetun Experience, evento que aconteceu hoje, 12 de fevereiro, no Auditório Valentim Rebouças da IBM, em São Paulo (SP), e contou com mais de 150 gestores de grandes empresas.

Henrique Mazieiro
Henrique Mazieiro

“Nosso objetivo é revolucionar o mercado segurador transformando a experiência do usuário. Essa grande inovação é apenas o pontapé inicial na melhoria da jornada do cliente, que no futuro contará com automatização integral no processo de contratação e uso do seguro, além de abrirmos a possibilidade de levar a inteligência artificial para novos mercados”, comenta Henrique Mazieiro, sócio-fundador e CEO do Grupo Planetun.

A insurtech já acumula em seu portfólio a criação de app’s web que levam mobilidade para diferentes processos de negócios do setor de seguros e automotivo, entre eles o App Web de Vistoria Prévia. Com a solução, o segurado recebe uma mensagem em seu dispositivo móvel com um link que o direciona para o aplicativo. A partir daí, seguindo as instruções, o próprio usuário envia imagens de pontos do seu automóvel, como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento, diretamente para a avaliação da seguradora, sem a presença de um terceiro no processo. A inovação facilita o processo de contratação e aceitação de seguros, levando agilidade e comodidade para os usuários e, ao mesmo tempo, reduzindo os custos para as seguradoras.

Em 2018, a Planetun realizou 110 mil processos de autovistoria com uma média de adesão e retorno positivo em 70% dos casos. O que a empresa pretende agora é agilizar ainda mais a jornada do cliente e das seguradoras. Hoje, o aplicativo recebe cerca de 35% de imagens incorretas, o que aumenta o tempo de validação da vistoria em até 48h. Já com a inteligência artificial agregada, as fotos serão validadas automaticamente e em tempo real através do reconhecimento de imagem. Com isso, a insurtech pretende reduzir para 5% o número de fotos enviadas de forma errada no aplicativo, o que vai diminuir o tempo de avaliação e aceitação da vistoria pela seguradora de 24 horas para a metade.

Para os usuários, outra vantagem do App Web de Vistoria Prévia é o fato de não precisar de qualquer instalação no aparelho celular, o que melhora ainda mais a experiência. O procedimento ainda pode ser realizado no horário e local de preferência do segurado, sem necessidade de deslocamento, agendamento ou perda de tempo. Já para as seguradoras, a solução também oferece personalização de acordo com a identidade visual da empresa, segurança com serviços de geolocalização para verificar a autenticidade do endereço cadastrado e algoritmos que identificam fraudes nas imagens enviadas, além de recursos avançados de chat, áudio e vídeo.

Para Mazieiro, o novo produto é um marco de transformação no futuro da empresa e do setor: “Vamos entregar velocidade, segurança e redução de custos para as seguradoras, ao mesmo tempo que proporcionamos uma experiência única no mercado segurador para seus clientes”.

Leia também:

TJ decide que acidente por excesso de velocidade isenta seguradora de cobrir danos

Roubo de cargas: parceria entre corretora de seguros e gerenciadora de riscos evita nova ocorrência

Levantamento da MAPFRE indica que raios respondem por 35% dos sinistros no campo