Quatro benefícios que a tecnologia trouxe para o mercado de seguros

Quatro benefícios que a tecnologia trouxe para o mercado de seguros.

Confira o que a seguradora pode fornecer ao cliente e ao corretor caso ela se modernize

A transformação digital proporcionou às empresas uma grande escolha: seguir com a mesma maneira de trabalhar e, talvez perecendo no mercado, ou aderir à tecnologia e buscar o sucesso junto com ela.

Aos poucos, no mercado de seguros, as novas ferramentas vêm ganhando corpo com seguradoras e corretoras que estão dando espaço para a tecnologia.  

Este post mostrará quais são os quatro principais benefícios que as seguradoras podem ter por causa desse grande instrumento:

1 – Plataforma com contratação online

Está ficando cada vez mais fácil contratar produtos online. Através de uma simples cotação pela internet, o consumidor pode fazer todo o processo de adesão do seguro em alguns cliques. Empresas que disponibilizam em sua carteira o Seguro Viagem, por exemplo, oferecem uma plataforma de contratação 100% online. Vale lembrar que outros tipos de seguro são extremamente complexos como o de Vida, por exemplo. Dessa maneira, a presença do corretor de seguros é praticamente indispensável.

2 – Facilidades na comunicação entre corretor e cliente

Nos anos 60, o filósofo canadense Marshall McLuhan já previa um mundo interligado através de sua teoria de Aldeia Global. Essa correlação entre cidades, estados e países impactou totalmente o setor de seguros. Se antes o relacionamento entre cliente e corretor era limitado e havia necessidade de até marcar horário para resolver um assunto simples, hoje em dia essa relação ficou muito mais fácil por intermédio de aplicativos. Esse tipo de comunicação agilizou, inclusive, a contratação de seguros.

3 – Análise e constatação mais eficiente no combate à fraudes

O que mais deixa a seguradora intrigada no mercado é a má índole de alguns clientes. A tecnologia trouxe consigo grandes ferramentas analíticas a fim de diminuir as fraudes que aterrorizam o setor. No seguro Auto, por exemplo, empresas analíticas, que crescem cada vez mais no mundo do seguro, dispõem de ferramentas de tecnologia híbrida para o alerta imediato de sinistros. Esse dispositivo é capaz de identificar fraudes no sinistro assim que o veículo chega para análise nos centros automotivos.

4 – Rapidez nas informações

Pensando novamente na teoria de Aldeia Global, em que as pessoas se relacionam de diferentes lugares, tornando o mundo cada vez menor, as informações correm com grande rapidez a atingindo cada vez mais pessoas. Por conta dessa velocidade, não só as seguradoras, mas também todas as empresas que necessitam de um bom vínculo comunicacional com seus clientes tomam cuidado em não postar coisas que podem comprometer moralmente as organizações. Sem contar as reclamações de clientes ou ex-clientes através das redes sociais, podendo atingir potenciais consumidores.

Redação