Seguro do cartão de crédito: fazer ou não?

Se você possui um cartão de crédito, você provavelmente já foi pedido pela empresa se você gostaria de adicionar o seguro de crédito aos serviços que você obtém do cartão. A maioria não está familiarizados com este tipo de seguro e recusam ou aceitam automaticamente, sem saber se é o tipo certo de seguro para suas necessidades. Tal como acontece com todos os seguros, determinar a real necessidade é diferente de pessoa para pessoa por causa de nossos estilos de vida diferentes e obrigações. O seguro de crédito pode ser benéfico para alguns, mas apenas um custo desnecessário para os outros, dependendo da situação. Saber o que o seguro de crédito é e os diferentes tipos pode ajudá-lo a tomar uma decisão bem informada.

Cuidados ao contratar seguros dos cartões de crédito

Muitos bancos e instituições financeiras vendem seguros para roubo ou perda do cartão. Nesta modalidade de seguro, teoricamente a empresa protegerá o cliente ressarcindo-o de qualquer valor gasto por terceiros após a perda ou roubo do mesmo. Porém, é direito do consumidor garantido por lei de não pagar pelas compras não realizadas por ele, ou seja: seguro contra perda e roubo é totalmente redundante. Entretanto, sabendo da redundância deste seguro, alguns bancos e instituições financeiras oferecem benefícios extras aos contratantes dos seguros.

Por exemplo, algumas empresas adicionam um seguro de vida ao seguro de perda ou roubo do cartão. Se for um valor justo, vale até pensar em pagar. Podem haver outros produtos agregados, cabendo a você, consumidor, pesquisar os termos do contrato do seguro para pesar se vale ou não a pena contratá-lo.

Além disso, é preciso tomar cuidado com os custos dos seguros. Muitas pessoas ao verem que um seguro do cartão tem um valor abaixo de R$10,00 por mês acabam sendo seduzidos e adicionando ao seu pacote de produtos do cartão. Mas pode ser um seguro que quase não tem efeito prático sobre a vida da pessoa, ou um seguro completamente desnecessário (seguro para viagens para alguém que não viaja, por exemplo) ou simplesmente um seguro mais caro do que você conseguiria por outros meios.

Um bom consumidor é aquele que está bem informado. Pesquise, compare, negocie e escolha o cartão que está dentro das necessidades. Na hora de escolher o seguro, não deixe que o gerente do banco ou vendedor adicione qualquer seguro sem que você autorize. Caso eles adicionem um seguro sem sua autorização, você terá todo o direito de ir ao PROCON por conta de venda casada, o mesmo valendo quando a empresa não te ressarcir dos gastos de terceiros após você registrar um boletim de ocorrência para a perda ou roubo do cartão.

Se mesmo com a reclamação a administradora de cartões não estornar os lançamentos indevidos, o consumidor deve formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor, em um Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum.

Quais são os tipos de seguro dos cartões de crédito?

O seguro de crédito pode vir em uma variedade de formas. Os quatro principais tipos são os seguros de vida, invalidez, desemprego e imóvel. Apesar dos seguros contra uso indevido do cartão e contra perda e roubo terem alguns adicionais, como participação em sorteios semanais e outros já citados acima, não achamos que seja correto dar mais publicidade para estes seguros desnecessários, já que há leis que garantem a restituição financeira. Se você quiser contratar um seguro contra perda e roubo do cartão ou contra uso indevido do cartão, vá por sua conta e risco, pois mesmo com os benefícios garantimos que você estará simplesmente jogando dinheiro fora.

Seguro de crédito do cartão

Há também outros nomes, como seguro de vida, seguro financeiro, entre outros. Ao contratar este seguro, o cliente terá toda a sua dívida do cartão de crédito quitada no momento de seu óbito, não deixando dívidas para seus herdeiros pagarem.

Seguro invalidez total ou parcial

Neste tipo de seguro, o cliente terá direito a uma remuneração mensal caso venha a sofrer acidente ou doença que cause invalidez total ou parcial. Também conhecido como seguro vida ou acidentes pessoais.

Seguro desemprego

Se você perder seu emprego ou fonte de renda este seguro garante uma renda mensal por um período determinado, garantindo uma segurança até você encontrar uma nova fonte de renda. Também conhecido como seguro proteção financeira.

Seguro habitação

Garante ao contratante um valor de ressarcimento caso a habitação da pessoa seja atingida por desastres naturais ou não, garantindo que os investimentos ali feitos não tenham sido em vão. Também conhecido como seguro residencial.

Seguro internação hospitalar

Com este tipo de seguro, o usuário garante que eventuais custos de uma internação hospitalar por problemas de saúde ou acidentes sejam cobertos pelo cartão. Torna-se um pouco redundante no caso do segurado já ter um plano de saúde, salvo em casos onde o seguro pode ser utilizado internacionalmente.

Fonte: www.creditooudebito.com.br