Amil promove debate sobre Home Office, Urbanização e Qualidade de Vida

Evento reuniu especialistas em segurança pública, mobilidade urbana e promoção da saúde no trabalho

Os impactos da urbanização e as soluções corporativas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho foram temas de debates promovidos pela Amil na última quarta-feira, 21 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado na semana em que o mundo celebra o Dia Mundial sem Carro, concentrando diversas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. A data, celebrada em 22 de setembro, visa estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor a adoção de formas alternativas de mobilidade.

Dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, revelam que, no Brasil, 20 milhões de pessoas trabalham em domicílio e outros 6 milhões de trabalhadores levam até 2 horas no percurso entre a residência e o trabalho. No seminário, foram debatidos os desafios das empresas diante dessa realidade e como medidas, como o home office, acompanhado da gestão baseada em resultados, podem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Além da Amil, que lançou um aplicativo de carona solidária no evento, as empresas Michelin e TBC Tickets apresentaram cases de sucesso voltados para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Na abertura do evento, o fenômeno da urbanização e a inter-relação com a violência foram temas de palestra de Claudio Chaves Beato Filho, professor titular do departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). Na sequência, as soluções compartilhadas de mobilidade urbana foram abordadas por Marcos de Sousa, diretor de jornalismo do Mobilize Brasil – primeiro portal brasileiro dedicado ao tema da mobilidade urbana sustentável. Alberto Ogata, presidente eleito da Associação Internacional de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), fechou o primeiro painel com uma apresentação sobre a visão mais ampla da qualidade de vida no trabalho.