Proteção do patrimônio pessoal é principal motivo pela procura de D&O e E&O

Em 2016, a procura por este seguro já atinge uma alta de 36% comparado ao ano passado.

Muitos executivos e profissionais autônomos estão expostos a riscos, porém são poucos os que se protegem deles. Dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) indicam que as indenizações pagas por seguradoras referentes à processos contra diretores e administradores superam R$ 102 milhões. Em 2016, a procura por este seguro já atinge uma alta de 36% comparado ao ano passado.

A crise no País e a alta exposição de profissionais a riscos devido a tomada de decisões é um assunto que preocupa a maioria das empresas, de todos os portes e dos mais diversos ramos. Nas situações em que as decisões tomadas causam danos materiais, corporais ou morais involuntários a terceiros, é necessária a reparação destes danos no bojo de ações judiciais muitas vezes ajuizadas não somente contra a empresa, mas também contra os executivos.

“Profissionais encarregados de tomar decisões estratégicas são, consequentemente, responsáveis pelos seus atos e pelos danos causados em consequência das suas decisões. Um processo judicial pode consumir todo o patrimônio pessoal de um executivo ou de sua empresa”, afirma Bruna Timbó, Diretora Executiva da LTSeg. Diante dessa realidade e como forma de contingência, o mercado segurador disponibiliza o seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Administradoras (D&O – Directors and Officers) e para Erros e Omissões (E&O – Erros and Omissions).

A depender do limite contratado para estes seguros, são soluções que oferecem a proteção necessária aos empresários, executivos e profissionais autônomos garantindo a defesa judicial e o reembolso dos prejuízos financeiros, mantendo o negócio sustentável em caso de eventuais problemas.

O D&O, que se torna cada dia mais popular, tem como objetivo proteger o patrimônio de executivos e administradores, incluindo diretores, conselheiros e gerentes, quando responsabilizados, judicial ou administrativamente, por decisões que causaram danos materiais, corporais ou morais involuntários a terceiros. “O seu grande valor é proteger a empresa e seus executivos de danos causados em decorrência de decisões tomadas na gestão e condução da empresa. É um produto que tem valor para todo tipo de empresa e os executivos devem exigir a sua contratação”, diz Bruna.

Já o E&O é um componente cada vez mais importante para uma estratégia eficaz de gestão de riscos das empresas, uma vez que os clientes, de forma geral, estão cada vez mais conscientes de seus direitos. “As falhas profissionais ocorrem e a empresa prestadora de serviços precisa estar preparada financeiramente para reparar o prejuízo e se responsabilizar junto ao cliente. Exatamente por proteger a empresa e, consequentemente, o cliente é que a existência deste tipo de solução se torna um diferencial na escolha do fornecedor de serviços”, comenta a executiva.

Fonte: CQCS