AIG debate riscos ambientais em simpósio internacional

A AIG Seguros marca presença no 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, que acontece em Porto Alegre, na PUC-RS, de 19 a 21 de outubro, com a participação da Gerente de Seguro Ambiental, Nathália Gallinari, no painel “A Responsabilidade de Profissionais e Empresas na Diminuição de Riscos”.

Em sua exposição, Nathália abordará a crescente preocupação do mercado nacional com a gestão de riscos ambientais e seguros relacionados, fator que pode até mesmo revelar-se uma vantagem competitiva e valor agregado às empresas.

“O seguro ambiental ampara lacunas de coberturas de outras apólices no que se refere à poluição ambiental. Mas ainda é uma percepção comum entre os líderes de negócios que suas empresas não pussuem nenhum risco ambiental, ou que o risco é bem gerido e sob controle. É preciso lembrar, porém, que todos os segmentos da indústria e serviços estão suscetíveis a cenários de risco ambiental. A poluição não é necessariamente causada por um material perigoso, em grandes indústrias e empreendimentos. Pode ocorrer  também com produtos como, por exemplo, leite, grãos, suco de laranja, entre outros, em uma operação simples de transporte rodoviário. Ou ainda em operações pequenas, mas que possuem manipulação de óleos e produtos químicos, e geração de resíduos e efluentes, ainda que em pequenos volumes”, explicou Nathália.

O seguro ambiental no Brasil. Apesar de ser considerado relativamente novo, tem crescido de forma significativa nos últimos anos, nos diversos segmentos que atende. A exigência em diversos tipos de contratos, financiamentos e concessões é uma realidade que tem contribuído para o crescimento desse mercado, aliada às obrigações regulatórias e à constante evolução da legislação ambiental brasileira.

No Brasil, a AIG foi pioneira no lançamento do seguro ambiental, em 2004. Nos EUA, ainda na década de 1980, a companhia lançou um dos primeiro produtos de Responsabilidade por Danos Ambientais.

O 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental é promovido pela Associação Brasileira de Eng. Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover conhecimento, parcerias e networking por meio de palestras, painéis, workshops, mostra de negócios e trabalhos científicos.