Presidente do Albert Einstein falou sobre possíveis soluções para a saúde em entrevista ao show Business no último sábado (22/10)

Sabemi

 Doutor em oftalmologia e presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, referência em medicina no Brasil, Claudio Lottenberg foi o entrevistado do último sábado (22/10) no Show Business, apresentado pelo professor e consultor empresarial Luiz Marins.

No comando de um dos maiores hospitais da América Latina, Lottenberg afirmou que o Albert Einstein contribuiu com “movimentos importantes para a saúde, como é o caso do transplante de fígado realizado pelo Sistema Único de Saúde, indisponível até então”.

De acordo com ele, a saúde no Brasil responde hoje por cinco milhões de empregos e movimenta 9% do PIB. Lottenberg ressaltou que, para atender às necessidades da população é necessário reformular o atendimento atual. “Aprimorar iniciativas sociais da saúde privada para beneficiar o sistema público é muito importante para garantir qualidade”.

O médico disse ainda não entender o desperdício de materiais, a irresponsabilidade no exercício da medicina e os gastos exagerados e sem planejamento. “O orçamento da saúde é alto, portanto precisamos levá-la a sério”.

Lottenberg apontou uma solução para o problema. “Precisamos trabalhar de forma integrada a educação, prevenção, o gerenciamento da saúde básica e o planejamento médico”, salientou. Educação para ele é muito importante e destacou a criação, em sua gestão como presidente do hospital, da Faculdade de Medicina Einstein, que soma 20 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, atualização, ensino a distância, entre outros. “Tenho muito orgulho de ter feito parte deste projeto que representa meu compromisso com o ensino”.

O Show Business vai ao ar pela Band para todo o País, na madrugada de sábado para domingo, à 0h20, logo após o Top Cine, com reapresentação na madrugada de domingo, à 1h15. Na NGT, o programa tem reprise às quintas-feiras e aos sábados, às 20hs e às 21hs, respectivamente.