Softwares contribuem para coibir fraudes de terceiros

Sabemi

Você sabia que a sua empresa pode responder por atos de corrupção realizados por seus funcionários, caso fique constatado que esta se beneficiou, mesmo que indiretamente? E que a multa pode chegar a 20% do faturamento bruto da companhia? Sendo assim, medidas preventivas e procedimentos internos de compliance são mais do que necessários, afinal, atitudes de terceiros podem influenciar – de forma positiva ou negativa – a imagem e reputação organizacional. Mas como as tecnlogias podem ajudar nesse processo?

            A própria Lei Anticorrupção tem como princípio básico o fato de que as pessoas jurídicas respondem pelos atos de terceiros, desde que tais ações tenham sido praticadas em seu interesse ou benefício, ainda que não exclusivo.

            Nesse sentido, um programa de integridade pode ser o diferencial para prevenir a prática de condutas ilegais e manter a solidez e a credibilidade organizacional com ganhos reais em imagem, clima organizacional e passivo trabalhista.

            Contudo, mesmo incorporado à cultura da empresa, o compliance não afasta uma eventual punição da organização, embora contribua consideravelmente para a redução das penalidades, além de assegurar a continuidade das corporações e a proteção pessoal de seus gestores.

            Por isso, ter o controle operacional do negócio é imprescindível para os gestores. O desejo se torna realidade por meio da tecnologia que, além de oferecer transparência ao negócio e dados em tempo real, contribui para a simplificação dos processos, unificação das informações e armazenamento de grandes volumes de dados. Há, ainda, plataformas que centralizam informações fiscais e tributárias, facilitam os processos contábeis fiscais das empresas, englobam dados de impostos diretos e indiretos, auxiliam no gerenciamento e nos planejamentos fiscal e tributário das empresas.

            Com a tecnologia incorporada na rotina organizacional também é possível ter mais agilidade contábil, veracidade nas informações e consistência nos arquivos gerados. O que reflete na eficiência operacional das equipes fiscais, tributárias, contábeis e, consequentemente, na empresa como um todo.

            A preservação da memória de cálculo dos arquivos entregues ao Fisco e a visão detalhada das entregas dos tributos, sem dados duplicados e com consistência nas informações são outros benefícios ofertados pelas soluções fiscais, que garantem uma melhor administração dos processos de negócios e ampliam a visão dos gestores, contribuindo, dessa forma, com a tomada de decisões.

 

Fábio Hauagge é Diretor da FH.