Diretor da AD ministra palestra durante encontro da indústria metroferroviária

Durante a 19ª NT Expo, diversos especialistas discutiram as futuras diretrizes do setor

Nesta última quinta-feira, dia 10 de Novembro, André Dabus, Diretor-Executivo da AD Corretora de Seguros, ministrou uma palestra sobre Seguro Garantia durante a feira “NT Expo – Negócios nos Trilhos“, que foi realizada em São Paulo, no pavilhão vermelho da Expo Center Norte, entre os dias 08 e 10 de Novembro.

A NT Expo é o principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário, congregando os principais fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. Inovações, tecnologias e soluções para o setor são apresentadas durante os três dias de conferências.

O evento congrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais.

A feira é promovida pela UBM, uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios e que realiza eventos em mais de 30 países. A UBM também é afiliada à União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe).

Importantes Debates

Em sua 19ª edição, o evento estimulou discussões em torno da importância do segmento de normas, certificações e seguros voltados para a infraestrutura ferroviária no Brasil. O objetivo é que essas discussões sejam levadas em maior profundidade em todos os níveis da sociedade, de governo aos operadores, fabricantes e também usuários.

Durante sua palestra, André Dabus destacou o Seguro Garantia como um instrumento de desenvolvimento da infraestrutura brasileira, apresentando orientações sobre a aplicação desse tipo de apólice em obras públicas, concessões e PPPs, além de informações sobre licitações e outros aspectos jurídicos. Também falou sobre as mudanças previstas na legislação para a contratação desse tipo de seguro.

“O Seguro Garantia é atualmente considerado como um dos principais instrumentos de desenvolvimento da infraestrutura contemporânea, na medida em que possibilita ao Administrador Público a segurança que o contrato de concessão será cumprido nas bases estabelecidas. Noeditada1 caso de inadimplência, o Segurador atuará como uma espécie de “mediador”, substituindo o concessionário devedor por outro, ou, até mesmo, indenizando os prejuízos sofridos pelo Estado. Atualmente, existem vários projetos de lei no Congresso Nacional, que pretendem elevar o percentual de garantias nas licitações públicas e, como consequência, também nas concessões e Parcerias Público-Privadas”, aponta Dabus.