Seguradora adotou solução híbrida de detecção de fraudes para combater irregularidades com inteligência analítica avançada e processamento em tempo real
O SAS, líder de mercado em Analytics, está junto com as maiores seguradoras do mundo no combate a fraudes. Esse é o caso da HDI Seguros S.A., que está inovando ao ser a primeira seguradora do País a adotar uma solução analítica da companhia para identificar fraudes no sinistro em tempo real. Com isso, ela aumentará a eficiência operacional e a capacidade de detecção de irregularidades em mais de 30 mil sinistros avaliados mensalmente.
Com 32 anos de tradição no mercado brasileiro e cliente do SAS desde 2005, a seguradora de origem alemã incrementou o portfólio de soluções analíticas em abril deste ano, quando adquiriu os softwares SAS Fraud Framework (SFF) e SAS Real-time Decision Manager (RTDM). Com isso, a HDI passa a sustentar a estratégia “bate-pronto”, que calcula a possibilidade de fraude no momento em que o veículo chega para análise do sinistro nos centros automotivos, utilizando a tecnologia híbrida para aprovação do conserto ou alerta imediato de irregularidades.
De acordo com Ricardo Saponara, especialista em prevenção a fraudes em seguradoras do SAS Brasil, a abordagem híbrida consiste na utilização de diversas técnicas e estratégias de identificação aplicadas paralelamente e de forma automatizada, unificando os resultados em uma só pontuação (scoring). “Combinamos a inteligência da detecção de anomalias, modelagem preditiva, mineração de textos e uma rede de relacionamentos proativa para identificar novos suspeitos e não somente para investigá-los, um dos fatores que diferenciam a tecnologia SAS neste mercado”, afirma.
Para Frank Nelson Ohi, diretor de Sinistro da HDI Seguros, a expectativa é que a implantação aumente a eficiência operacional dos processos de análise de irregularidades e a redução de falsos-positivos, trazendo um incremento de 25% de irregularidades nos processos de maior propensão. “A eficiência da solução passa pela integração com nossos sistemas internos de Aviso e Regulação de Sinistro além do cruzamento de informações com várias bases de dados que enriquecerão a análise e principalmente a rede de relacionamento”, afirma Frank.
A equipe do projeto é formada por 15 integrantes das áreas de Sinistro, Processos, Analytics e Tecnologia, incluindo uma equipe do próprio SAS. O projeto está em fase final de homologação e em breve entrará em produção.
Segundo Luiz Novaes, gerente de Sistemas e do Projeto pela HDI Seguros, a solução inovadora e o comprometimento do SAS com o sucesso do projeto foram os grandes diferenciais para que a empresa fossa escolhida, reforçando a confiança conquistada ao longo dos anos e a maturidade das soluções oferecidas. “Ambos os lados estão empenhados em transformar o mercado de seguros e trazer soluções inovadoras para contribuir com o futuro do combate às fraudes”, conclui o executivo da HDI Seguros.