20 anos da lei: Experiência da Arbitragem no Seguro foi tema de evento da AIDA

No último dia 21 de novembro, no Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, o Grupo Nacional de Trabalho de Solução de Conflitos da AIDA Brasil realizou o evento que teve como foco os 20 anos da lei de Arbitragem: Experiência da Arbitragem no Seguro.

“O evento foi de suma importância ao mercado segurador, pois apresentou as possiblidades de uso da Arbitragem nos contratos de seguro e resseguro e destacou, principalmente, que no Brasil a cultura da arbitragem vem crescendo a cada ano e convidando as partes instituírem os Tribunais Arbitrais para causas de maior complexidade e custo elevado”, explica Vivien Lys Porto, presidente do GNT de Solução de Conflitos.

O evento teve como objetivo abordar temas pertinentes à interface da Arbitragem com as questões securitárias, tais como: o Seguro Garantia; Poder Público; Intervenção de terceiros; Regulação e Instituição da Arbitragem no Brasil por players internacionais. Como palestrantes recebemosos Drs. Sergio Ruy Barroso de Mello, Carlos Forbes e Ricardo Aprigliano e a Dra. Selma Lemes. Como moderadora, Dra. Ana Marcato, Vice-Presidente do GNT de Solução de Conflitos.

Foi concluído que a essência da Arbitragem aplicável aos contratos de seguros de grandes riscos e resseguros é a possibilidade de sua instituição no Brasil, pois as algumas Câmaras Brasileiras possuem estrutura e qualidades iguais ou superiores às Câmaras internacionais.