Rádio CNseg: ANS defende agenda positiva para retomar o crescimento do setor de Saúde Suplementar

No quadro “Entrevista Especial”, o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abraão, fala sobre a atual conjuntura e faz projeções para o setor

               Diante do cenário da perda de cerca de 1,5 milhão de beneficiários de planos de assistência médica, no período entre setembro de 2015 e 2016, o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abraão, defende que uma agenda de retomada de crescimento se faz necessária. O tema foi abordado no programa “Entrevista Especial” dessa semana, na Rádio CNseg. Para o executivo, a agenda deve reverter o déficit do setor. “É preciso combater o desperdício e as fraudes, além de se avaliar um novo sistema de remuneração, que há muito tempo já é discutido, para que o setor possa se equilibrar e sobreviver”, destaca o Abraão, complementando que os números do mercado já indicam uma estabilização.

A programação da semana traz ainda o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, que discorre, no quadro “Fala Presidente”, sobre como a comunicação influencia as relações do mercado de seguros com o consumidor, bem como com os poderes constituídos. Para Coriolano, a complexidade do setor faz com que sua importância, muitas vezes, não seja observada. “Não é fácil entender seguros, talvez seja por isso que mesmo os governos, de uma forma geral, Executivo, Legislativo e Judiciário, não possui uma adequada compreensão da importância do seguro”, pontua, destacando que a CNseg tem investido muito em comunicar melhor esse universo.

 

Lei do Desmonte

A Lei do Desmonte foi implantada em maio de 2015 e seus impactos para a sociedade podem ser ainda maior a partir do lançamento do Seguro Popular de Automóvel. O diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Julio Cesar Rosa, explica mais sobre o tema no espaço “Conheça os Seguros Gerais”. Para ele, a vigência da lei será ampliada em 2017. “Nós gostaríamos, até o primeiro semestre do ano que vem, de ter o máximo possível de estados com Lei do Desmonte regulamentada pelos DETRANS e posta em vigor, como já acontece no Rio Grande do Sul”, pontua.

No espaço “Qual é a dúvida?” o integrante da comissão de Seguro Garantia Estendida da FenSeg, Marco Garutti, explica o Seguro para Celulares e Equipamentos Eletrônicos e Portáteis, destacando a concentração de smartphones no Brasil e a diferença entre roubo e furto de eletrônicos.

Nesta quarta-feira o sócio diretor da Correcta Seguros e professor da Escola Nacional de Seguros, Bruno Kelly, fala sobre o Seguro Educacional, no “Entenda os seguros de pessoas”. E o “Momento da Inovação” traz uma matéria sobre a segunda etapa do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, edição 2016. Na quinta, o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin, fala sobre como o excesso de exames pode encarecer os planos de saúde; e a presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg, Fátima Lima, fala sobre a  “Academia de Sustentabilidade”, do grupo BB e Mapfre.

Diariamente a rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.