Variedade inusitada de seguros reduz risco de prejuízos para empresas

Seguro é item de gestão de riscos. Há seguros exclusivos para pet shops, para festas de casamento e até os desenvolvidos para dissídios coletivos.

Uma variedade de seguros inusitados protege os negócios no Brasil, mas nem todos os empresários e gestores têm conhecimento da ampla variedade de produtos à venda. Sendo assim, expõem suas companhias a riscos que podem evoluir até leva-los à ruína – inclusive em relação ao patrimônio pessoal –, além de prejudicar seus clientes.

Um deles, por exemplo, reduz eventual perda financeira – gerada por penhora de bens, por exemplo – que pode ser provocada após processos judiciais contra a pessoa física dos administradores que tenham nome expresso no contrato social. E isso vale para qualquer dos sócios, seja ou não responsável pela empresa.

Este é só um exemplo de seguro que, quando oferecido ao empresário, ele geralmente diz que nunca havia ouvido falar a respeito ou considerava que apenas o gestor responsável pela companhia era quem poderia sofrer sanções.

“O seguro é um item essencial da gestão de risco e, portanto, do planejamento estratégico de qualquer negócio”, afirma a gerente comercial e de relacionamento da Corretora de Seguros Bancorbrás (www.bancorbras.com.br/seguro), Alessandra Monteiro.  A empresa atua há 33 anos no mercado nacional e integra o conglomerado Bancorbrás: de capital privado, com mais de 124 mil clientes fidelizados (leia mais adiante). 

Cobertura para vazamento de informações e dissídios coletivos

Outro seguro, que ainda é um ‘desconhecido’ dos administradores empresariais, é o que assegura cobertura em caso de vazamento de informações sigilosas, prática antiética que tem sido pontuada no noticiário nesses últimos anos. Há ainda os planos relacionados a dissídios coletivos, que asseguram proteção para empregadores e trabalhadores. São, geralmente, produtos exclusivos e customizados para cada setor econômico.

Seguros até para queda de animais e intoxicação alimentar

No variado portfólio de seguros que a Corretora de Seguros Bancorbrás oferta no mercado nacional há produtos que podem ser considerados ‘curiosos’, mas, todos são, ao mesmo tempo, ‘estratégicos’ para determinados segmentos empresariais:

  – “Para pet shops há seguro para sinistro (ocorrência) gerado por queda de animais; para restaurantes é possível contratar um seguro para ocorrência de intoxicação alimentar; para buffets há plano de cobertura de sinistro em festas e eventos em geral, inclusive recepções de casamento; para varejistas é possível contratar cobertura para furto de mercadorias expostas ao público”, cita Alessandra Monteiro.     

Proteção para o cliente

“O cliente pode também contratar a proteção do seguro, em determinados casos, como é o caso da já mencionada festa de casamento. Afinal, eventos estão sujeitos a todo tipo de ocorrência e ninguém quer frustração quando contrata esse serviço porque pode estar relacionado a um momento muito especial na vida do contratante”, acrescenta.  

Barreiras culturais em relação ao seguro

Barreiras culturais em relação ao seguro são fatores preponderantes que inibem a contratação, segundo Alessandra Monteiro.

“Uma venda de seguro empresarial exige uma negociação por vezes prolongada. E ainda há a barreira cultural demonstrada por certos gestores em relação ao seguro, que é visto por eles como sendo um gasto e não um investimento, apesar de ser uma forma de prevenção, de proteção financeira, em caso de sinistros”, aponta Alessandra Monteiro.

Consultores de seguros

Para vencer tais barreiras, a Corretora de Seguros Bancorbrás capacita seus colaboradores a agirem como consultores para o cliente empresarial e não apenas como vendedores. O conhecimento técnico é importante para permitir ao administrador tomar a melhor decisão na hora da contratação ou renovação. “Às vezes, ele pode deixar de contratar uma proteção extra porque decidiu pagar um pouco menos; porém, é à frente, na hora do sinistro, que aquela pequena economia pode gerar um grande gasto. O corretor tem que conhecer as condições de cada empresa e avaliar os riscos em conjunto com o administrador para auxilia-lo adequadamente em relação ao seguro”, diz a gerente.