Deloitte e Fórum Econômico Mundial abordam a transformação digital

A Deloitte está participando até esta sexta-feira, 20 de janeiro, do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). A firma, por exemplo, desenvolveu dois estudos em parceria com a entidade que abordam as atuais transformações digitais: “O futuro da infraestrutura financeira: como o blockchain pode transformar os serviços financeiros”; e “Blueprint for Digital Identity – Inovação disruptiva em serviços financeiros: um modelo para a identidade digital”.

O primeiro indica em sua principal conclusão que a tecnologia DLT (distributed ledger technology), mais conhecida como blockchain, pode transformar toda a infraestrutura dos serviços financeiros globais.

Com as opções de gestão segura para movimentações financeiras online possibilitadas pelo blockchain, o setor de serviços financeiros tem a chance de reconstruir os processos de movimentação de recursos (como créditos, débitos, transferências, operações estruturadas à vista ou a prazo etc) e torná-los mais simples, eficientes, baratos e, em diversas perspectivas, completamente novos.

Mas, apesar de todas as suas potencialidades, essa tecnologia não é uma panaceia: é apenas uma das muitas ferramentas que formam a base da infraestrutura de serviços financeiros do amanhã, de acordo com o estudo.

Já o relatório “Blueprint for Digital Identity – Inovação disruptiva em serviços financeiros: um modelo para a identidade digital” sugere às instituições financeiras que assumam a liderança na criação de sistemas robustos de identidade digital.

De acordo com a análise, a área de serviços financeiros está em uma posição privilegiada em relação ao desenvolvimento desse tipo de solução, pois é uma indústria confiável, com acesso a uma ampla gama de dados e, em muitos casos, dispõe de tecnologias mais sofisticadas do que outras instituições.

O projeto “Blueprint for Digital Identity” é a fase mais recente do trabalho de inovação disruptiva em serviços financeiros do Fórum Econômico Mundial. O relatório tem como base mais de 12 meses de pesquisa, tendo envolvido cerca de 200 líderes da indústria e especialistas no assunto por meio de entrevistas e workshops. O documento faz parte do projeto “Distributed Ledger Technology” (tecnologia de registro distribuído, em tradução livre, mais conhecida como blockchain), e foi desenvolvido em conjunto com a Deloitte.

De acordo com o levantamento, a ausência de sistemas confiáveis de identidade digital cria inconveniências e riscos para os usuários, e também impõe enormes restrições ao desenvolvimento de serviços de base digital.

Representação da Deloitte em Davos

A Deloitte Global é representada no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, por uma delegação de executivos seniores, que têm mantido contatos com lideranças dos segmentos privado e governamental. Entre os temas de abordagem, participam de discussões sobre temas como Futuro do Trabalho, oportunidades relacionadas a Smart Cities (cidades inteligentes), Futuro da Mobilidade e o papel que os negócios podem desempenhar em torno desses assuntos.

A delegação da firma no encontro é formada por Punit Renjen, e David Cruickshank, CEO e chairman da Deloitte Global, respectivamente; Cathy Engelbert, CEO da Deloitte Estados Unidos; Prof. Dr. Martin Plendl, CEO da Deloitte Alemanha; David Sproul, CEO da Deloitte Reino Unido; John Hagel, co-chairman do Center for the Edge da Deloitte Estados Unidos e co-chair do The Global Future Council on The Future of Platforms and Systems.

A abordagem do tema Futuro da Mobilidade durante o encontro é liderada pelo diretor-gerente da Deloitte Estados Unidos Scott Corwin. O assunto Futuro do Trabalho vem sendo apresentado por Brett Walsh, executivo da Deloitte Reino Unido e líder global de Capital Humano da firma. O tema Smart City é tratado pela CEO da firma nos Estados Unidos, Cathy Engelbert.

As íntegras dos estudos (em inglês) desenvolvidos pela Deloitte em parceria com o Fórum Econômico Mundial estarão disponíveis no site da Deloitte:

www.deloitte.com.br .