Pela primeira vez no País, artista expõe cerca de 40 obras no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, a partir de 25/01, com curadoria de Marcello Dantas
O Brasil se prepara para receber mais uma grande exposição. Trata-se da mostra ‘O Corpo é a Casa’, do artista austríaco Erwin Wurm, que estreia no próximo dia 25/01, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo.
Após viabilizar exposições que receberam grande número de visitações em 2016, como “O Triunfo da Cor. O Pós-Impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie”, “Paisagem nas Américas” e “ComCiência”, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, por meio do copatrocínio à mostra, possibilita ao público explorar o mundo de um reconhecido artista contemporâneo.
Por meio das mais de 40 obras que compõem a exposição, Erwin Wurm promove um deslocamento de elementos do dia-a-dia para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares, como casas, carros, roupas e alimentos, para um contexto inesperado, engraçado e, ao mesmo tempo, crítico em relação à sociedade atual. A mostra, que é a primeira do austríaco no país, terá curadoria de Marcello Dantas.
Um dos destaques, ‘A Casa Gorda’ (2003), que pesa duas toneladas e possui dimensões gigantescas, ficará exposta no térreo do CCBB. Na série ‘O artista que engoliu o mundo’ haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença de Erwin em sua obra.
Já na ‘Esculturas de um minuto’, os visitantes terão a oportunidade de interagir por sessenta segundos com as obras. ‘Dentro de casa’ e ‘Comida’ são outras séries que também integram a exposição. “Proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita é uma das estratégias do Grupo para fomentar a disseminação da arte à população. Por isso, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre investe em iniciativas culturais capazes de ampliar os horizontes da população, democratizando a informação e a socialização do conhecimento”, comenta Roberto Barroso, presidente do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre nas áreas de Vida, Rural e Habitacional.
Além das esculturas, treze vídeos do austríaco também estarão espalhados pelo espaço, em lugares inusitados, como banheiros, corredores e elevadores. E até a fachada do prédio receberá alguns objetos que Erwin criou para interagir com as pessoas que passarem pelo local. “Erwin Wurm é sem dúvida um dos grandes artistas da atualidade e suas obras, com um toque peculiar de humor, suscitam uma reflexão sobre a nossa relação com objetos do cotidiano. Ao utilizar formas variadas (esculturas, vídeos, instalações, performances e intervenções) para desafiar formatos tradicionais presentes no dia a dia, Erwin Wurm atrai a atenção dos apreciadores tanto de arte conceitual quanto interativa, reforçando a máxima de que a arte é a expressão da alma e do pensar de uma sociedade ”, explica Luiz Gutiérrez, presidente do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre em Auto, Seguros Gerais e Affinities.
A exposição fica no CCBB SP até 03 de abril e, na sequência, segue para as unidades do CCBB nas cidades de Brasília (de 21/4 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/7 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018).