Mercado de seguros e o uso da tecnologia

Cada vez mais, surgem no mercado aplicativos e sites para facilitar a contratação e o acompanhamento de apólices de seguros

O uso da tecnologia vem realizando uma transformação digital no mercado de seguros. Alguns sites e aplicativos lançados recentemente prometem facilitar a vida de quem contratou ou quer contratar um seguro. A empresa de tecnologia Delphos, por exemplo, criou um aplicativo que permite o acompanhamento dos processos da apólice de mercado do Seguro Habitacional. Em tempo real, no tablet ou no smartphone, é possível ter acesso a informações referentes ao segurado como cálculos das indenizações, dados das apólices e o andamento do processo de sinistro. Disponível para download gratuito no Google Play, a ferramenta é direcionada não só as seguradoras, mas também ao cliente, segurado por algum contrato deste tipo.

O Diretor de Operações Henrique Macieira explica que o seguro habitacional é uma garantia fundamental para o crédito imobiliário, com benefícios para todas as partes envolvidas, permitindo, no caso de morte ou invalidez permanente do mutuário, que seus familiares permaneçam com o imóvel que foi financiado, tendo o saldo devedor quitado. Assegura também, na ocorrência de danos físicos com riscos cobertos pela apólice, a reparação aos danos ocorridos no imóvel. “Criamos esta aplicação para facilitar ao máximo o dia a dia de quem acionou o Seguro Habitacional. O aplicativo é fácil de usar e permite a pesquisa através do número do sinistro, número do contrato ou pelo nome do segurado”, explica o executivo da Delphos.

Existe, ainda, no Brasil, o surgimento de insurtechs – empresas de tecnologia para seguros. A Segurize, lançado no final de 2016, é uma dessas startups e recebeu mais de 20 mil cadastros em apenas três meses dando uma roupagem tecnológica a um mecanismo muito utilizado pelos corretores tradicionais: a indicação. Funciona da seguinte forma: Após o cadastro no site e a aprovação pela Segurize, o usuário, chamado de “segurizer”, pode indicar os produtos disponíveis a familiares, amigos ou conhecidos para que a Corretora Segurize faça a venda.

“É uma forma de tornar o seguro mais acessível a todos, de informar, e também de despertar o interesse da sociedade para a importância dos produtos de seguros”, explica um dos criadores, Keyton Pedreira. Cada indicação que se converter em negócio pela Segurize, que é uma corretora de seguros autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), valerá pontos que poderão ser trocados por prêmios ou dinheiro pelo usuário. “Para o cidadão, é uma forma de complementar renda e, para o corretor de seguros, um impulso às vendas”, completa.

O BuscaPrev, site referência de comparação online de planos de previdência privada no país, foi uma das ferramentas pioneiras de tecnologia voltada para o público no mercado de seguros. Criado há cinco anos, oferece a possibilidade de comparação e contratação dos principais planos de previdência privada do mercado, de acordo com o perfil, disponibilidade financeira e necessidade de investimento do internauta, que pode escolher se contratará seu plano pelo próprio site, com o apoio de especialistas, pelo seu corretor de confiança ou até mesmo por meio do banco em que ele possua sua conta corrente.