No quadro “Fala Presidente”, Marcio Coriolano destaca os esforços do setor para melhorar essa relação; “Entrevista Especial” ouve a presidente da Associação Brasileira de Procons
A relação entre o mercado segurador e seus clientes, representados pelos órgãos de defesa do consumidor, é o principal tema desta semana na programação da Rádio CNseg.
Nesta segunda-feira, no programa “Fala Presidente”, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, fala sobre os esforços do mercado para a melhoria dessa relação. Ele destaca os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros, como o que foi realizado pela CNseg este mês em João Pessoa, com a participação dos Procons. “Para nós o colóquio é importante porque podemos ampliar a nossa antena para saber exatamente quais os principais pontos de conflito e os principais aspectos de melhoria da nossa relação com o consumidor, sempre tendo presente que os Procons efetivamente os representam”, diz Coriolano.
Na “Entrevista Especial”, também nesta segunda, Claudia Francisca Silvano, presidente da Associação Brasileira de Procons, aborda a questão do ponto de vista dos consumidores. Para ela, a relação das seguradoras com os clientes “está se construindo” e é uma relação “de diálogo, que tem como objetivo buscar alternativas para resolver a vida do consumidor”. Em sua opinião, os Colóquios “são um avanço significativo”. “Vejo como muito positivo esse diálogo, que tem repercutido em boas ações e boas práticas, para trazer efetividade à defesa do consumidor.”
Ainda em relação a esse tema, o quadro “Dicas do Consultor” da próxima sexta-feira traz entrevista com Angélica Carlini, advogada especializada em defesa do consumidor e direito do seguro, que falará sobre o uso dos canais de comunicação entre empresas e clientes e os benefícios para as relações de consumo. No mesmo dia, no “Minuto da Capitalização”, Aura Rebelo, presidente da Comissão de Comunicação da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), aborda a comunicação com o consumidor de capitalização.
Na terça-feira, o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da Federação Nacional dos Seguros Gerais (FenSeg), Marcio Guerrero, fala sobre o projeto de lei que obriga organizadores de eventos culturais e esportivos a contratarem Seguro de Responsabilidade Civil. O texto já foi aprovado por duas comissões da Câmara dos Deputados e continua em tramitação. Já o quadro “Qual é a Dúvida”, também na terça, abordará o seguro fiança locatícia.
No programa “Entenda os Seguros de Pessoas” desta quarta-feira, Lauro Faria, professor da Escola Nacional de Seguros, fala sobre a gestão de riscos familiares, assunto frequentemente negligenciado pelos brasileiros. No mesmo dia, vai ao ar o quadro “Inovação e Sustentabilidade”.
Na quinta, o “Por Dentro da Saúde Suplementar” entrevista Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele falará sobre a criação de comitês médicos encarregados de elaborar pareceres para ajudar a Justiça a tomar decisões envolvendo saúde pública e saúde suplementar. Nesse mesmo dia, vai ao ar o “Momento Jurídico”, com a superintendente jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, que retoma o assunto dos caminhos da desjudicialização.
Na sexta-feira, o quadro “Não Fique Inseguro” falará sobre as condições para a extinção do contrato de seguro.
Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.