Colaboradores-voluntários da seguradora aplicarão o programa de educação financeira, o My Finance Coach, a crianças da zona Leste de São Paulo
A Allianz Seguros participará da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontecerá entre os dias 8 e 14 de maio. O evento é uma iniciativa do
Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).
Tendo em vista que a educação financeira objetiva conscientizar o indivíduo para uma relação equilibrada entre as finanças e o consumo, colaboradores da companhia aplicarão voluntariamente o My Finance Coach. Participarão da aula crianças de 9 a 12 anos e que são frequentadores da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA), localizada na comunidade Santa Rita, no bairro de Cangaíba, na zona Leste de São Paulo, e que atua no desenvolvimento de pessoas em condição de baixa renda. Durante 90 minutos, será aplicado o módulo “Compras”, cujo foco é mostrar por meio de linguagem acessível, exemplos e exercícios interativos como tomar decisões de gastos.
O My Finance Coach
Criado em 2010 pelo Grupo Allianz, juntamente com outros parceiros na Alemanha, o programa de educação financeira é desenvolvido em 11 países. O seu intuito é melhorar o nível de instrução financeira de estudantes com decisões conscientes e ferramentas capazes de criar um futuro estável, por isso transforma colaboradores em finance coaches (treinadores financeiros). A partir dessa concepção, são levados às salas de aula de ONGs, escolas públicas e privadas conceitos e comportamentos fundamentais sobre finanças pessoais.
No Brasil desde 2013 e totalmente gratuito, cerca de 6,8 mil jovens já foram beneficiados, sendo 17 instituições de ensino participantes e mais de 200 funcionários da Allianz Seguros como voluntários.
Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura – como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e recebeu a medalha Comenius europeia e, em 2014, venceu o Prêmio de Sustentabilidade LIF, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), na categoria Público Interno.