Rádio CNseg: saiba por que o consumidor deve evitar o “seguro pirata”

No “Fala Presidente”, Marcio Coriolano explica que as sociedades que oferecem a chamada proteção veicular não podem atuar como seguradoras

O presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, abordou no quadro “Fala Presidente” da última segunda-feira (15), a questão da chamada proteção veicular, mais conhecida como seguro pirata. Ele explica que, enquanto as seguradoras são fortemente reguladas e fiscalizadas, devendo cumprir diversos requisitos para poderem operar, as sociedades que vendem seguros piratas não são seguradoras e não precisam, por exemplo, manter reserva técnica. “Se a empresa vier a falir, ninguém consegue achá-la; se achar, ninguém consegue punir os administradores; se punir, não consegue reverter para os beneficiários algum dinheiro que pagaram”, diz Coriolano. “Seguro pirata é ilegal!”, conclui.

Também nesta segunda, na “Entrevista Especial”, o diretor de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Vitor Osaki, fala sobre o seguro rural voltado para o Plano Safra 2017. De acordo com ele, o valor a ser destinado para o seguro rural depende da aprovação do orçamento do crédito rural, um dos itens que compõem o Plano Safra. Segundo Osaki, existe uma proposta de a iniciativa privada participar da subvenção ao prêmio, por meio de fabricantes de insumos agrícolas. Outra ideia é que o próprio governo amplie o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural.

Na terça-feira, agricultura volta a ser tema da programação. No quadro “Qual é a Dúvida?”, o presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Wady Cury, explica o que é subvenção agrícola.

Também na terça, o tema do programa “Conheça os Seguros Gerais” volta a ser garantia estendida, desta vez com o presidente da Comissão de Seguro de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Marco Garutti. 

O quadro “Inovação e Sustentabilidade” desta quarta-feira traz entrevista com José Mello, membro da Comissão de Inovação e Sustentabilidade da CNseg, que fala sobre o uso de simuladores no cálculo do valor do seguro. No mesmo dia, vai ao ar o programa “Entenda o Seguro de Pessoas”.

Na quinta-feira, o “Momento Jurídico” traz a advogada especialista em direito do consumidor Angélica Carlini, que falará sobre venda casada. Também na quinta é a vez do quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”.

Encerrando a semana, o quadro “Dicas do Consultor” aborda a questão da inadimplência com Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros). Também na sexta-feira, vai ao ar o “Minuto da Capitalização”.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.