AIDA realiza I Seminário na Semana de Educação Financeira

Com o objetivo de trazer novas propostas ao mercado segurador, foi realizado no último dia 11 de maio, o I Seminário: o direito, o seguro e as finanças organizado pela Associação Internacional de Direto de Seguros (AIDA). O evento integrou a 4ª Semana de Educação Financeira, iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) que promove a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

O seminário foi dividido em painéis, entre eles “Desafios da tecnologia para a compreensão de seguro e ética desta relação” com Rodrigo Botti, o diretor financeiro e operacional da empresa Terra Brasis Ressegura. Ele afirmou que a transformação do mercado de seguro se dá pela pela tecnologia e ressaltou que corretores e seguradoras precisam dar mais atenção para uma tendência crescente a cada ano e podem investir em sua própria Startup. “O avanço da tecnologia trouxe debates sociológicos, filosóficos, morais e éticos, que precisam estar presentes nas empresas”, disse o palestrante.

O painel seguinte abordou o tema “Seguradora e segurado: relação de cooperação” que teve como convidados Washington Luís Bezerra, advogado e Marcio Malfatti Advogado especializado em Direito de Seguros, Resseguros e Processo Civil. Segundo Bezerra, seguro não é um mal necessário como muitos dizem, é algo para o bem necessário da sua vida, da sua família, empresa e afins. Tudo que estiver atrelado a isso, precisa de seguro. O grande enfoque da palestra foi sobre cooperação, que está lado a lado com a humanidade desde a Grécia Antiga. No caso de segurado e seguradora, é uma via de mão dupla, ambos precisam de uma grande colaboração, caso contrário será pior em todos os sentidos: preços caros, sinistros negados, custos em judicial, entre outros. “A cooperação é um excelente meio se estiver alinhada a seus fins”, afirma Malfatti.  

Plateia acompanhando evento da AIDA
Plateia acompanhando evento da AIDA

Outro painel teve como tema “O seguro saúde, solução e não problema”, ministrado pelo advogado Antonio Penteado Mendonça. Segundo Mendonça, no Brasil, plano de saúde perde apenas para educação e segurança. “Não é aceitável ter uma poupança e não pagar um plano de saúde, já que não é algo de luxo e sim de necessidade diante dos problemas que enfrentamos na saúde pública no Brasil”.

A presidente da AIDA Brasil, Ana Rita Petraroli acredita que o evento foi de nível elevado, que abordou diversas áreas de forma responsável e inspiradora, trouxe esclarecimentos e conhecimentos a mais para quem é da seara que envolve seguro, educação financeira e direito.