CCS-RJ auxilia corretores em recadastramento

A partir de amanhã, 1º de junho, os corretores de seguros pessoas físicas já poderão realizar o seu recadastramento no site da Susep (www.susep.gov.br). O Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) vai auxiliar os corretores associados na solicitação e acompanhamento do processo, que pode ser feito até 30 de setembro. O recadastramento deve ser feito a cada três anos.

Caso o profissional não faça o procedimento dentro do prazo estabelecido, pode ter seu registro suspenso, ficando impedido de intermediar negócios até a regularização de seu cadastro. Aqueles que desejarem auxílio do Clube devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].

Após efetuarem o recadastramento, os corretores que estiverem com registro suspenso devido a sanção administrativa ou a pedido permanecerão nesta situação até que cesse o respectivo impedimento. Já os que estiverem com o registro cancelado e quiserem regularizar seu cadastro deverão solicitar um novo registro através de um pedido de concessão.

 

A partir de amanhã, corretores de seguros já podem se recadastrar no site da Susep
A partir de amanhã, corretores de seguros já podem se recadastrar no site da Susep.

Veja situações que poderão surgir na consulta:

1 – “Não finalizado” – o profissional deve concluir o processo o quanto antes, pois a permanência nessa situação por mais de 60 dias implicará o cancelamento automático do pedido;

2 – “Em exigência” – indica que foram observadas inconsistências no preenchimento dos dados cadastrais ou nos documentos anexados. O corretor deve cumprir as exigências informadas e finalizar novamente o pedido. A permanência nesta situação por mais de 60 dias também implicará no indeferimento do pedido;

3 – “Aguardando análise” – o pedido ainda não foi distribuído;

4 – “Em análise” – já foi distribuído para análise;

5 – “Deferido” – indica que o pedido de recadastramento foi aprovado pela Susep e as informações cadastrais do corretor foram atualizadas com êxito;

6 – “Indeferido” – o pedido não foi aprovado devido ao não preenchimento de todos os requisitos exigidos.

Se o pedido for indeferido, o corretor de seguros poderá gerar uma nova solicitação de recadastramento, desde que o prazo estipulado não tenha se esgotado.