O aparelho descarta todos os tipos de cartões inativos e não é necessário ser cliente da empresa para reciclar
Reforçando seu compromisso com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos, a Porto Seguro Cartões apoia a iniciativa de logística reversa Papa Cartão®, que foi criada pela RS de Paula, empresa especialista em produção de cartões. Em vez de jogar o material no lixo comum, o usuário pode depositá-lo em uma das máquinas espalhadas estrategicamente pelo Brasil. A unidade instalada no Concais, o Terminal de Passageiros do Porto de Santos, foi a que mais recebeu coletas em todo o país – 4.944 cartões foram coletados na última temporada de transatlânticos.
No ano passado o programa nacional coletou mais de 150 mil cartões, além de ter reciclado 128.991 cartões só no primeiro semestre do ano, mais de 56% em relação ao semestre anterior. No total, foram mais de 230 mil cartões reciclados. Além da unidade no Concais, Santos tem outra máquina Papa Cartões® localizada no Cine Roxy, no Gonzaga. Mais de mil cartões foram depositados lá desde o início desse projeto.
“Esse mês celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, por isso vale reforçar esse recurso que está disponível a todos. Milhares de cartões são emitidos mensalmente em todo o país, por isso é importante darmos o fim correto para esse material. Não custa nada e ainda contribuímos com a natureza”, explica Hermano Dreux, gerente da Porto Seguro Sucursal Baixada Santista.
Segundo dados nacionais do programa, os metrôs, responsáveis por 56 mil dos cartões triturados só no ano passado, são os locais onde as pessoas mais depositam cartões inativos. Em segundo lugar estão os shoppings, onde foram coletados mais de 21 mil cartões. Já os escritórios da Porto Seguro foram responsáveis pela coleta de 18.218, e o restante vem de institutos como o Butantan e o INCA, de faculdades, cinemas, academias e até do Ministério Público.
“Nem todo mundo sabe que o plástico é 100% reciclável e que transformá-lo em novos produtos gera benefícios sociais, econômicos e ambientais. Ao disponibilizar máquinas de coleta em locais de grande circulação, a Porto Seguro Cartões tem incentivado o descarte de cartões da forma correta e aumentado a quantidade de plástico reciclado”, conta Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.
Para utilizar uma das máquinas Papa Cartões® não é preciso ser cliente Porto Seguro e são aceitos todos os cartões, de todas as bandeiras e bancos. As máquinas são muito fáceis e rápidas de usar, basta colocar o cartão na fenda indicada e girar a manivela para picotar todo o plástico, o que garante total segurança ao usuário ao destruir os dados impressos. Uma vez triturado, o material é destinado a empresas que produzem objetos derivados do PVC reciclado, como canos e tubos, porta lápis, pranchetas, capas de blocos de papel, entre outros objetos.
Para mais informações sobre o funcionamento e localizações das máquinas, acesse: www.portoseguro.com.br/reciclagem.