Realizado em parceria com a IBM e a TechData, a maratona de inovação de base digital Hackathon Deloitte 2017 ocorrerá no início de julho
A Deloitte Brasil promove nos dias 1º e 2 de julho sua primeira Hackathon, maratona de programação focada no desenvolvimento de soluções para nossa sociedade e negócios. Realizado em parceria com a IBM e a TechData, o principal objetivo do evento é promover, por meio de ambientes colaborativos ágeis, a inovação e o desenvolvimento de recursos digitais para produzir impactos que realmente gerem benefícios sociais e aos negócios.
Na ocasião, os participantes, em equipes, poderão demonstrar suas habilidades em negócios, design, UX (user experience) e programação. Para valorizar seu potencial, eles contarão com o suporte de experientes consultores e especialistas em mercado.
A organização da Hackathon Deloitte 2017 recebeu a inscrição de 226 interessados em participar do evento. São três categorias para as quais os participantes serão desafiados a desenvolver soluções: essencial para o cliente; saúde em foco; e tecnologia assistiva.
Cada equipe concorrente será formada por quatro participantes. Os times, que serão definidos no primeiro dia de competição, vão apresentar suas soluções tecnológicas e digitais ao final da maratona de dois dias, em 2 de julho, a um júri técnico que irá selecionar o projeto e a equipe vencedora do Hackathon Deloitte 2017, assim como decidir pela segundo e terceiro lugares.
Ferramentas e infraestrutura
Para o desenvolvimento dos projetos, serão disponibilizadas as seguintes ferramentas e recursos pelos organizadores do evento: Plataforma em Cloud da IBM e APIs de inteligência artificial; suporte da equipe de consultores da Deloitte; além de mentorias específicas da IBM, TechData e de especialistas de indústria e mercado.
“As plataformas digitais são a base para o desenvolvimento de importantes soluções inovadoras e eficientes, especialmente em relação aos campos social e empresarial. Iniciativas como a primeira Hackathon Deloitte, realizadas com acesso a ferramentas reconhecidamente eficientes, abrem novos espaços para que o talento e a criatividade do brasileiro redundem em criações que devem contribuir imensamente para o avanço da sociedade e do ambiente de negócios nacional”, diz Heloisa Montes, sócia-líder da área de Consultoria em Estratégia e Operações da Deloitte.
Nesse sentido, o Hackathon da Deloitte se insere em um conjunto de iniciativas da organização para apoiar o mercado e toda a sociedade no caminho da transformação digital. A Deloitte possui um portfólio amplo de soluções que endereçam a jornada de transformação digital, de inovação e de negócios das empresas.
Para conhecer melhor a plataforma IBM, os interessados podem visitar o hotsite e se preparar para o evento: http://hackathon2017-deloitte.mybluemix.net .
Critérios de avaliação
Durante o evento, um júri formado por quatro especialistas avaliará a abordagem de cada equipe com base em critérios de criatividade da ideia e o quanto ela é disruptiva; da qualidade e estágio de desenvolvimento do MVP (minimum viable product); da amplitude no uso das tecnologias cognitivas e plataforma de desenvolvimento; e da abordagem nas tendências tecnológicas (saiba mais sobre esse tema no estudo Tech Trends 2017 da Deloitte – www2.deloitte.com/br/pt/pages/technology/articles/tech-trends.html).
Fábio Pereira, diretor da área de Technology, Strategy & Architecture da Deloitte, comenta que “o estudo de tendências tecnológicas da Deloitte também foi disponibilizado aos participantes para que estabeleçam importantes conexões dos temas e tendências de mercado com iniciativas de inovação e potenciais das ferramentas de plataforma”.
Serão premiadas as três equipes que somarem mais pontos conforme a classificação final. Além da banca de júri, executivos e diretores de grandes empresas também estarão presentes para assistir as demos, com o objetivo de oferecer oportunidades de negócios reais aos participantes.
A equipe vencedora receberá o Troféu Hackathon Deloitte 2017, além de 32 horas de consultoria da Deloitte, um iPad Air, um ano de assinatura IBM Bluemix e oito horas de mentoria técnica IBM. O segundo e terceiro lugares, além do troféu, garantirão aos premiados oito horas de consultoria e coach da Deloitte. Todos os participantes da Hackathon ainda concorrerão a vagas do Programa Novos Talentos da Deloitte.