Bate-papo seguro: seguro de energia eólica no Brasil

Atualmente, a energia eólica representa 6% da energia utilizada no Brasil. Enquanto isso, em países mais desenvolvidos, esse número é maior. O que fazer para disseminar a cultura desse seguro no Brasil?

É nossa responsabilidade orientar a sociedade a respeito da importância do seguro e o quanto ele pode significar para a longevidade das empresas, caso algo saia errado. No que diz respeito à energia renovável, nós trabalhamos com a premissa de desenvolver apólices customizadas para o setor, unindo subscritores especialistas, profissionais experientes da Travelers nos Estados Unidos e Reino Unido, engenheiros de Controle de Riscos e o nosso time de resseguros, que podem coordenar todas as etapas para a criação da melhor estrutura de apólice. Com isso, mostramos que projetos nesse perfil podem ser um investimento seguro, o que pode ajudar a apoiar o crescimento da indústria de energias renováveis.

Estima-se um acelerado crescimento no mercado nacional em termos de ampliação da capacidade instalada de geração Eólica. No Brasil, também se observa um enorme potencial em termos de viabilidade técnica para geração de energia Solar. Uma vez que houve um planejamento integrado de investimentos e incentivos, certamente espera-se um crescimento exponencial em termos de geração de energia Solar no país, com forte participação da chamada geração distribuída, proveniente de pequenas plantas.

Qual é o público que a Travelers deseja atingir com o seguro de energia renovável?

Nossas coberturas são destinadas a todos os perfis de risco, da micro geração (pequenos geradores) até projetos com valores contratuais expressivos.

 

Visto que é um nicho bastante complexo, de que maneira o corretor de seguros pode explorar melhorar esse setor?

Nós pretendemos continuar desenvolvendo produtos nesse segmento e compartilhando nossa experiência com corretores para ajudá-los a atender as necessidades dessa indústria da melhor maneira.  O mercado tem respondido de forma positiva às nossas soluções, que incluem um conjunto abrangente de produtos e serviços, atendendo aos riscos inerentes do setor.

Leonardo Semonovitch
Leonardo Semonovitch

 

 Quais são os riscos mais eminentes nessa área?

Sem dúvida, há uma série de possíveis ameaças que podem afetar a propriedade física e causar danos financeiros aos segurados, porém, existem soluções de seguros que podem ajudar a gerenciar esses riscos.

Nós oferecemos soluções customizadas como: 

 Riscos de Engenharia: este produto oferece um nível de proteção para vários tipos de obras civis, sejam elas de construção, ampliação ou reforma. O seguro ajuda a proteger empresas contra perda de bens ou gastos financeiros inesperados decorrentes de acidentes relacionados à obra, como falhas de montagem, eventos da natureza (ventos, raios, inundação e desmoronamento), perda de materiais por alagamento, roubo, furto ou incêndio e até danos causados a terceiros. O seguro também protege os equipamentos utilizados na obra.

 D&O (Directors and Officers): o seguro Directors and Officers (D&O) garante proteção para executivos de empresas de todos os portes em caso de reclamações decorrentes de atos de gestão. Esse tipo de cobertura protege, também, o patrimônio pessoal do executivo em situações como pagamento de custas de defesa, por exemplo.

 Responsabilidade Civil Profissional (E&O): indicado para mitigar a exposição do patrimônio dos profissionais, com cobertura para custos de defesa e indenização causados por falhas profissionais do segurado. Dependendo do contrato, a cobertura jurídica de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) pode garantir o pagamento de custas e honorários diretamente pela seguradora ou sob a forma de reembolso ao segurado.

  Riscos Patrimoniais: apólices de seguros patrimoniais flexíveis, concebidos para atender às necessidades específicas de cada empresa, para que os riscos inerentes à atuação das empresas não resultem na interrupção de seus negócios. Para ampliar a proteção do patrimônio das empresas e resolver problemas específicos, nós oferecemos soluções customizadas.

  O que levou a Travelers focar no segmento de energia renovável no Brasil?

O setor de geração de energia renovável já é um importante segmento no Brasil e certamente terá grande desenvolvimento nos próximos anos.  

No ano de 2016 a Travelers Seguros começou a focar no segmento de Energia Renovável e o mercado tem respondido positivamente a nossos produtos e soluções.