Carlos Brancante

Bate-papo seguro: Seguro naútico

Para o bate-papo seguro dessa semana convidamos com exclusividade Carlos Brancante, proprietário da Brancante Seguros.

Sabemi

Como é o mercado do seguro náutico no Brasil?

O mercado no Brasil é relativamente pequeno, o que leva ao desinteresse das seguradoras em geral a oferecer produtos. As poucas que oferecem o seguro náutico não investem nessa carteira o que torna os produtos limitados e não atendem as verdadeiras exigências do mercado.

Quais são as exigências para adquirir esse tipo de seguro?

Para se contratar uma apólice de seguro náutico é necessário que a embarcação esteja regular perante a Marinha do Brasil, o proprietário ou condutor seja habilitado e as condições de conservação sejam aferidas por um perito nomeado pelas seguradoras através de laudo próprio. No Brasil as seguradoras fixam um limite para a idade da embarcação, o que não é uma exigência válida pois uma embarcação de 20 ou 30 anos pode estar em melhor condições do que uma embarcação de 5 anos. A aceitação ou não do seguro, deveria ser baseada no estado de conservação, constatado pelo laudo de vistoria, e não pela idade física, como ocorre no caso do seguro de automóvel

Quais são as coberturas do seguro náutico?

Basicamente todo seguro de embarcações contempla a Perda Total a Avaria Parcial, o Roubo e Furto total da embarcação, Assistência e Salvamento e Operação de Colocação e Retirada da Agua.
Além de coberturas facultativas, a critério de cada Seguradora, como : Roubo de Equipamentos, Participação em Regatas, Transporte terrestre,  Charter(aluguel), Remoção de destroços e, o que é muito importante, a cobertura para Responsabilidade Civil.

Como surgiu a ideia de um seguro pouco comum como esse?

Esse seguro é praticado no mundo todo, mas teve início no Brasil em 1982 através de uma seguradora que entendeu ser um mercado com um número representativo de embarcações que estavam desprotegidas, apesar de ainda não existir a cultura Brasileira para aquisições de seguros nessa modalidade, rapidamente os usuários perceberam a relação Custo/Benefício  e passaram a difundir essa ideia e contratar esse tipo de seguro, o que rapidamente chamou a atenção de outras seguradoras que passaram a operar no mesmo ramo.

O que não está incluso nesse seguro?

Basicamente tudo aquilo que for de causa externa, entenda-se “ACIDENTE” está amparado, não são amparados problemas ocorridos por falta de manutenção, desgaste de material e utilização indevida da embarcação, a exemplo de habilitação inadequada para área de navegação, ou utilização indevida.