Deloitte lança plataforma inovadora para a gestão integrada de seguradoras

Deloitte lança plataforma inovadora para a gestão integrada de seguradoras

Solução, desenvolvida com apoio da Oracle, permite modernizar modelos de gestão em finanças e contabilidade, aumentar a agilidade na execução das atividades do dia a dia e reduzir a exposição a riscos

Sabemi

Em um momento complexo para o setor de seguros, especialmente diante da maior exposição a riscos e em razão da dimensão dos desafios regulatórios atuais, a Deloitte está lançando a Insurance Financial Platform, powered by Oracle Cloud. A solução – dedicada à gestão financeira, contábil e operacional de seguradoras de pequeno, médio e até grande porte – foi desenvolvida com base em plataformas tecnológicas da Oracle.

“A Deloitte Insurance Financial Platform, powered by Oracle Cloud é uma solução criada sob medida para os gestores financeiros de seguradoras enfrentarem os atuais desafios do setor. Além da eficiência e segurança na administração e no manuseio de informações, propiciadas pelas soluções tecnológicas da Oracle, as empresas passam a ter, agregado à plataforma, o apoio da expertise da Deloitte na indústria de seguros, nos complexos processos financeiros, contábeis e regulatórios do setor e na gestão de projetos e de modelos operacionais hospedados em nuvem”, afirma Luis Parraguez, Sócio da área de Consultoria Empresarial e Líder da Prática Oracle da Deloitte.

A adoção da nova solução abre oportunidade para que os gestores dediquem mais atenção à área estratégica das seguradoras, pois eles e suas equipes terão que  investir menos tempo nas atividades operacionais. Isso acontece porque a plataforma permite: modernizar os modelos de gestão em finanças e contabilidade; reduzir a exposição a riscos e aumentar a agilidade na execução das atividades; incrementar a capacidade analítica da área financeira; e contribuir para o atendimento dos requerimentos regulatórios, especialmente os estabelecidos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em uma única solução, com uma interface simples e unificada, as empresas seguradoras passam a poder realizar a gestão financeira da organização de maneira mais próxima das áreas de negócio; consolidar os processos contábeis dentro dos prazos desejados; promover o planejamento financeiro com base em análise de dados e relatórios gerenciais; e atender as demandas regulatórias em razão da atualização contínua e conjunta da solução com as novidades sobre a legislação, normas e regras aplicáveis para seus ramos de atuação; além de valorizar a eficiência operacional e até melhorar a gestão de pessoas ao agregar à plataforma soluções específicas da Oracle para essas finalidades.

A nova plataforma da Deloitte é oferecida como um serviço (SaaS – software as a service) suportada pela computação em nuvem Oracle e, dessa forma, a solução não exige grandes investimentos iniciais em contratação de equipamentos ou estruturas de suporte à solução. Outra grande vantagem é a rapidez de disponibilização da plataforma, já que alguns componentes da solução podem ser implementados em apenas 12 semanas, detalha Carlos Figueiredo, Diretor de Consultoria Empresarial da Deloitte.

Com isso, os clientes passam a contar, também, com sistemas de alta segurança, confidencialidade em relação às informações, manutenção permanente e inovação contínua.

“As soluções da Oracle são mais amigáveis e leves, o que permite uma implementação muito rápida nas companhias. Como a Insurance Financial Platform, powered by Oracle Cloud é inclusiva, ela está aberta a agregar novas soluções, de acordo com as necessidades das empresas e 100% focada nos requisitos de negócio. Nesse primeiro momento, estão disponíveis justamente as soluções de Gestão Empresarial e de Performance Corporativa Oracle ERP Cloud e Oracle EPM Cloud, além das soluções voltadas à gestão de pessoas Oracle HCM Cloud”, explica Paulo Guiné, executivo da área de Desenvolvimento de Negócios da Oracle para a América Latina.

A oferta agrega ainda: a gestão da nuvem e da aplicação; segurança da solução; bem como serviços recorrentes opcionais, tais como a gestão do controle de acessos, treinamento, suporte aos usuários, suporte para atualização constante do software e consultoria para serviços específicos.