Insurtech moderniza processo de negócios de seguradoras

Com tecnologias que prometem facilitar e agilizar os serviços do setor, a Planetun foca em inovações constantes para o mercado automotivo e de seguros

O Grupo Planetun, que está há 11 anos no mercado, criou recentemente uma insurtech, voltada para o desenvolvimento de soluções disruptivas para o mercado de seguros e automotivo. Com uma equipe própria composta por desenvolvedores de projetos e designers, a empresa cria aplicações tecnológicas customizadas com o objetivo de facilitar e agilizar os processos de negócios de clientes.

O principal diferencial da insurtech é o uso de tecnologia avançada, implantações rápidas seguindo o modelo MVP (Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) e custos aderentes aos produtos no modelo SaaS, no qual a seguradora paga apenas pelo que utiliza. “O mercado segurador está acostumado a pagar por pacote fechado usando ou não o serviço. Estamos trazendo um modelo onde só existirá custo pelo que for, de fato, utilizado”, explica Henrique Mazieiro, sócio fundador da Planetun.

Nos últimos três anos, a empresa vem investindo na criação de novos produtos e serviços, com foco nos aplicativos para web, que permitem que o cliente utilize o serviço sem precisar realizar qualquer download em seu celular. “O mercado como um todo pode utilizar do mesmo conceito de tokenização de processos através do AppWeb, reduzindo drasticamente os custos envolvidos nestas operações”, comenta Mazieiro.

Hoje, a Planetun acumula em seu portfólio App’sWeb de regulação e inspeção em todos os ramos auto e elementares, robôs de automatização de processos repetitivos, sistemas de WorkFlow de Regulação e de WorkFlow de Fornecimento de Peças, WorkFlow de Pagamentos e Portal de Prestadores. Recentemente, lançou a solução AppWeb de Vistoria Prévia para seguradoras. “Com a novidade, quem contratar seguro para seu automóvel poderá realizar a vistoria prévia por conta própria, sem a presença de um vistoriador, através de imagens enviadas via aplicativo web. A inovação promete facilitar esse processo, tanto por parte da seguradora quanto do motorista”, esclarece Mazieiro.

Além da tecnologia, o Grupo Planetun também atua em outras duas frentes: Mediadora, empresa de e-procurement especializada na mediação do Fornecimento de Peças automotivas para o mercado de reposição, e Regulação, que realiza Regulação Digital por Imagem, grande tendência do mercado, que reduz os custos das seguradoras em até 50%.