Impiedoso, assassino, violento e egocêntrico. Todos esses adjetivos podem ser atribuídos ao falecido narcotraficante Pablo Escobar Gaviria. Porém, uma coisa que ninguém poderia negar era o amor que ele tinha por seus filhos e sua esposa.
A série ‘Narcos’ é hoje a mais assistida da Netflix e traz algumas realidades do tempo em que Escobar, interpretado pelo ator Wagner Moura, controlava a maior parte das drogas que entravam nos Estados Unidos entre os anos de 1980 até o início dos 1990. Apesar da tranquilidade financeira, o traficante nunca viveu tempos de paz absoluta. Quando não eram os agentes da polícia americana querendo capturá-lo, os outros narcotraficantes rivais desejavam sua cabeça.
Uma das principais preocupações do responsável pela família é deixar seus parentes próximos amparados financeiramente quando ele falecer. O seguro de vida é contratado a fim de trazer mais conforto e sossego àquele que toma a linha de frente de casa.
A cotação varia bastante conforme o tipo de cobertura solicitada e o perfil do segurado. Seguradoras geralmente levam em conta alguns tópicos para definir o preço do seguro. Veja abaixo como Escobar se encaixa em cada um.
Valor da apólice: Provavelmente, Escobar escolheria a cobertura mais ampla possível, pois seu estilo de vida não era nada tranquilo.
Faixa etária: El Patrón tinha 44 anos quando foi assassinado. O valor do seguro de vida para quem tem mais idade é maior, pois as seguradoras levam em consideração o fato que teoricamente os jovens têm mais tempo de vida. Mas para Escobar isso não fazia muita diferença, pois já vivia grandes aventuras na sua juventude quando roubava lápide para vender a outros traficantes.
Sexo: Em tese, a expectativa de vida dos homens é menor, tornando o valor do seguro mais alto. Se para um trabalhador comum que frequenta lugares mais serenos o preço é alto, para um narcotraficante então…
Estado de Saúde: Definitivamente Escobar não se preocupava com sua saúde. Acostumado a comer bastante, o traficante também ocupava seu tempo consumindo drogas que ele mesmo produzia.
Não há como ser preciso no valor do seguro de vida de Pablo Escobar, mas certamente não seria um dos mais baratos. O narcotraficante foi assassinado em 1993 por uma operação da polícia americana em conjunto com a colombiana. Após sua morte, todos os bens foram confiscados e sua família teve que pedir asilo político na Argentina.
Redação