Conheça 5 dicas para não ser enganado na Black Friday

Consumidores que buscam produtos com preço menor devem estar atentos às possíveis fraudes

O fim de mais um ano está chegando e muitos querem garantir o presente que vai dar ao seu familiar ou amigo mais próximo. Essa atividade estimula os comerciantes a fazerem campanhas de desconto para seus clientes. A Black Friday, por exemplo, tornou-se a forma mais eficiente para despertar o interesse do consumidor.

A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 2010 e a venda foi realizada integralmente pela internet. Pouco tempo depois, a campanha, já criada nos EUA em 1975, popularizou e partiu para as lojas físicas do país.

Apesar de oferecer benefícios de desconto, a campanha virou ferramenta de fraude no Brasil. Sabendo da maior demanda de compras nos últimos dois meses do ano, aproveitadores organizam sites de venda de produtos oferecendo grandes descontos ao consumidor.

Nesse caso, é importante observar o selo de segurança e reputação do site acessado.
Nesse caso, é importante observar o selo de segurança e reputação do site acessado.

Para não cair nesse golpe, a Trend Micro, empresa desenvolvedora de soluções de segurança para gerenciamento de ameaças, dá dicas aos consumidores online. A empresa desenvolve esse papel há 25 anos e conta com sua experiência para alertar os usuários de como se manter seguro na internet.

Em entrevista exclusiva para a Revista Seguro Total, o especialista em segurança da Trend Micro, Thiago Bacellar deu cinco dicas aos clientes que desejam comprar online:

  • É necessário atualizar os sistemas operacionais dos aparelhos que estiver utilizando, seja um computador, notebook ou mesmo um celular.
  • Verificar se as soluções de segurança (antimalware, firewall ou antispams) utilizadas são a última versão disponível. Isso ajudará a evitar que certas vulnerabilidades sejam exploradas e consequentemente, detectará e bloqueará ameaças mais rapidamente.
  • Desconfiar de qualquer coisa é a postura mais correta na internet. Não clique em nada que seja
    Thiago Bacellar - Especialista em Segurança da Trend Micro
    Thiago Bacellar – Especialista em Segurança da Trend Micro

    muito chamativo.

  • É muito importante entrar em contato com o fornecedor da solução de segurança e verificar se ele fornece estratégias específicas contra sites maliciosos que têm como objetivo roubar informações como dados pessoais e de cartão de crédito.
  • O usuário também deve verificar se a origem daquela informação é válida e confiável. Por exemplo: se o e-mail, mensagem de texto, ortografia das informações, dados de endereços e informações como CNPJ estão corretos. Após essas verificações, caso o usuário ainda se mantenha em dúvida sobre a integridade do site, o mais prudente é não realizar a compra.

“A Trend Micro conta com soluções e tecnologias que atendem empresas de qualquer porte e segmento (bancos, indústrias, governo, healthcare). Conta também com soluções para usuário doméstico que abarcam soluções para dispositivos móveis, antivírus e segurança de e-mail”, salienta Bacellar.

De acordo com o executivo, a Companhia desenvolve soluções de segurança para gerenciamento de ameaças. “Isso torna o mundo mais seguro para que empresas e indivíduos troquem informações digitais”.

As ferramentas da Trend Micro se dividem em três business units:

  • Hybrid Cloud Security: tecnologias voltadas para proteção e virtualização de datacenters;
  • Network Security: detecta, analisa e previne ransomware, ameaças avançadas e exploração de vulnerabilidades;
  • User Protection: proteção em aplicativos, dispositivos, ameaças mobile reduzindo o ponto de infecção do usuário.

Redação