Grupo Bradesco Seguros estrutura área de Gestão de Riscos

Grupo Bradesco Seguros estrutura área de Gestão de Riscos

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócio e atuar com as melhores práticas de gestão de riscos para alcançar os objetivos estratégicos, o Grupo Bradesco Seguros criou a Diretoria Gerencial de Gestão de Riscos. A sua estrutura sediada em Alphaville, Barueri, São Paulo. A nova Diretoria do Grupo é comandada pelo Diretor-Gerente Jair de Almeida Lacerda Junior.

Nosso papel é definir parâmetros e indicadores que permitam ao Grupo Segurador aferir periodicamente sua exposição a riscos. Tais informações são de grande importância para que os nossos gestores tomem decisões. Decisões estas de acordo com o apetite por risco do Grupo. Isso alinhado com as normas do mercado, destaca o executivo.

A Diretoria da Bradesco Seguros é dividida em três áreas:

Departamento de Riscos de Empresas e Governança, responsável por consolidar a visão de risco, atuando em parceria com as lideranças de cada empresa do Grupo Segurador para identificar, analisar e tratar os riscos aos quais estão expostas, bem como a aderência ao apetite por Risco do Grupo e dos requerimentos dos órgãos reguladores;

Departamento de Risco Operacional, responsável por liderar a consolidação de visão de risco operacional do Grupo Segurador. Tudo isso utilizando-se do painel de riscos operacionais, além de garantir a qualidade dos dados relacionados às perdas operacionais.

Departamento Atuarial Corporativo, setor que põe em prática a modelagem de capital regulatório e econômico. Isso conduz o processo de alocação de capital das empresas do Grupo e realiza a certificação de provisões técnicas de forma independente dos negócios.

 A gestão de riscos é fundamental para a sobrevivência e longevidade das empresas que compõem o Grupo Segurador. Agora contribui não somente para a solidez da companhia e do mercado de seguros, mas também para o Sistema Financeiro Nacional. Tudo isso para proporcionar mais segurança aos consumidores, funcionários e acionistas – conclui Jair Lacerda.