Microfranquia de seguros busca franqueados no Nordeste para expandir negócios

Microfranquia de seguros busca franqueados no Nordeste para expandir negócios

Sabemi

Cidades nordestinas estão no radar da Microfranquia devido o potencial de crescimento para novos investidores

O Nordeste brasileiro tem atraído, cada vez mais, novos investidores. Devido ao mercado saturado nos grandes centros do Sudeste, especialmente em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram 43,8% do Produto Interno Bruto (PIB), muitas redes de franquias tem focado seu projeto de expansão principalmente para capitais nordestinas, com atenção especial para Recife, Fortaleza e Salvador.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Nordeste ocupa a terceira posição no ranking na participação das regiões no faturamento com 13,8%. Entre os estados com maior número de unidades franqueadas, destaque para Bahia (3,8%), Pernambuco (2,9%) e Ceará (2,3%).

Com isso, marcas com potencial têm surgido em outras regiões brasileiras. Isso torna uma alternativa para quem procura fugir dos grandes centros e busca investir em algo inédito.

Microfranquia online

A Bidon Corretora de Seguros, rede de franquias da área de seguros e consórcios que entrou para o mercado de franquias em setembro de 2016. Agora somando 130 franquias por todo o Brasil, planeja expansão em vários pontos do Nordeste, principalmente na cidade de Salvador. Além também de Recife e Fortaleza que ainda não possuem franqueados. Mesmo assim se apresentam como ótima localização para implantação de uma unidade devido ao número de habitantes e mercado.

Henrique Mol, diretor executivo da Bidon, conta que a meta de crescimento para essas regiões é de 50% em 2018. Isso com direcionamento para as capitais e cidades do interior acima de 50 mil habitantes. Atualmente, 15% das unidades desta franquia estão localizadas somente no Nordeste.

O formato compactado oferecido pelo modelo de negócio da Bidon Corretora de Seguros conta com um valor de investimento baixo e oferece alto lucro líquido mensal. O investimento inicial é de apenas R$11.990,00 (taxa de franquia + capital de giro). Já a lucratividade é de cerca de R$7.500 por mês. O prazo de retorno de 3 a 12 meses, revelando como grandes atrativos a novos franqueados. Isso principalmente para quem deseja ter um negócio próprio. Além de trabalhar no conforto da própria casa, já que a rede atua exclusivamente no sistema home office. Isso devido a simplicidade do negócio e a necessidade de uma baixa infraestrutura – apenas computadores, internet e telefone. Outra vantagem da rede é que ela possibilita que o franqueado seja MEI (Microempreendedor Individual) graças ao formato enxuto e faturamento bruto médio mensal de R$ 50 mil.

Potência das cidades no interior

As capitais nordestinas oferecem diversas oportunidades de investimento, mas as cidades do interior dos estados têm caído na graça de novos investidores.

Mol pontua que aproximadamente 35% da rede de franqueados está em cidades do interior brasileiro e a meta de crescimento para essas regiões é de 30% em 2018.

“Percebemos que as grandes capitais normalmente já estão com mercado altamente competitivos. Dessa maneira, torna-se mais complexa a consolidação da marca por parte do franqueado. E em nossa área de atuação é fundamental um bom ciclo de relacionamento. Esse fato que podemos encontrar em  cidades do interior. Lá podemos observar também uma grande vantagem chamada ‘fidelização ao franqueado’”, explica o empresário.

Uma das principais vantagens para a Microfranquia em cidades do interior é o relacionamento informal. Além da proximidade entre as pessoas, o que contribui para uma propaganda “boca a boca” e indicações. Tudo isso é fundamental para a disseminação da marca e dos seus produtos e serviços. Além disso, em cidades com até 50 mil habitantes a procura por seguros de carro, previdência privada e planos de saúde é alta e constante. 

A Bidon é uma das redes de seguros que mais cresce no Brasil e vem consolidando o seu nome no mercado. Prova disso é que no ano passado o crescimento foi de 550%, em comparação com 2016 quando entrou para o franchising.